A SIC Esperança recuperou este fim de semana os edifícios de duas associações em aldeias do concelho de Pedrógão Grande que foram atingidas pelos trágicos incêndios do ano passado: Associação de Melhoramentos de Escalos Cimeiros e Associação de Melhoramentos de Tojeira, Pesos e Vale de Alvares. Um trabalho feito com a ajuda de 150 voluntários do Grupo Impresa na sua maioria da SIC e do Expresso.
Se reconstruir as casas de habitação foi considerado prioritário, recuperar as comunidades é também fundamental, no entender da SIC Esperança, liderada por Mercedes Balsemão. Por isso, a acção de voluntariado da SIC Esperança foi dirigida para ajudar no trabalho de recuperação de duas associações culturais e recreativas de Pedrógão Grande. De recordar que entre as mais de 250 habitações afectadas pelo incêndio de Junho 2017, 26 receberam apoio directo da SIC Esperança, sendo que em 21, a reconstrução está concluída.
O repto foi lançado aos colaboradores do grupo Impresa e Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, contou com a ajuda de muitos voluntários, entre os quais alguns famosos, que deram o seu contributo na pintura e decoração dos espaços.
“Acreditar sempre para converter a generosidade pontual num comportamento do quotidiano é um dos objetivos da SIC Esperança”, afirmou Mercedes Balsemão que acompanhou os trabalhos e esteve presente na inauguração da recuperação destas duas associações, juntamente com o Presidente do Executivo Municipal Pedroguense, a Vice-Presidente e o Vereador, nomeadamente, Valdemar Alves, Margarida Guedes e Nelson Fernandes e ainda o Presidente da Junta de Pedrógão Grande, Carlos do Jogo.
Inaugurações que tiveram o ponto alto nos Escalos Cimeiros com um animado convívio oferecido aos voluntários da SIC Esperança mas aberto a toda a população que veio, inclusive, de concelhos vizinhos.
Para marcar a inauguração a tarde foi de festa com o tradicional rancho folclórico e as concertinas. A população mobilizou-se, as mesas foram-se enchendo um abundante lanche onde não faltou o sempre apetecível porco no espeto.