Vera Silva Santos – Terapia de Casal – Uma Solução

 

Segundo alguns dados estatísticos o número de divórcios tende a aumentar. Será que este aumento se deve a uma maior facilidade no acesso ao divórcio junto das entidades competentes? Ou trata-se apenas de uma maior coragem para enfrentar os preconceitos da sociedade e avançar para esta medida?

A maioria destes casais responde: “foi porque já não dava mais”. Eu pergunto: “o que não dava mais?”.

Lembro-me do tempo em que frequentava a chamada Escola Primária e existia discriminação porque supostamente não tinha pai. Hoje, na comunidade escolar, raras são as turmas que não têm alunos filhos de casais divorciados. Será que o casamento está a morrer ou será que somos nós, enquanto sociedade, que o estamos a matar?

Em todos os casos de Terapia de Casal que me surgem no Consultório existe um fator comum: a falta de comunicação. Hoje em dia, em casa, fala-se da crise, das compras exageradas, do que se deve cortar, dos problemas no trabalho, da procura de emprego, das contas para pagar,…

Caros leitores, quantas vezes se esquecem de falar de vós com a pessoa que vos acompanha, em princípio, para a vida? Com o passar dos anos deixaram de ter tempo para falar sobre vós, sobre os vossos medos, os vossos sonhos, as vossas inseguranças. Têm medo de falar sobre o que não gostam no parceiro ou na relação. Têm pavor do abandono e deixam de ser vós mesmos com receio de ficarem sozinhos caso agissem de outra forma.

Há quanto tempo não dão um passeio na natureza e conversam sobre o vosso relacionamento? Sobre os anos decorridos? Há quanto tempo não dão um abraço de longos minutos à pessoa que está ao vosso lado? E ainda, há quanto tempo não surpreendem a vossa cara-metade através de um gesto simples?

Se eu pensar no início da minha carreira há dez anos atrás, apercebo-me que os casais que procuravam um Psicólogo eram aqueles que já se encontravam juntos há muitos anos e cuja relação já apresentava muitos sinais de desgaste. Hoje, a maioria dos casais que me procuram estão juntos há relativamente pouco tempo. Devido a todas as condicionantes da vida atual, cada vez os casais procuram ajuda mais cedo, seja por dificuldades a nível sexual, seja por incompatibilidades ou barreiras afetivas e emocionais.

Para muitos o divórcio é a forma mais simples de resolver um casamento com problemas. Para outros, há que investir num acompanhamento especializado, porque aquela união vale a pena.

A Terapia de Casal é uma ferramenta fundamental para a resolução de problemas conjugais. Obviamente que os resultados não são imediatos, mas trata-se de um crescimento e amadurecimento, quer do casal, quer dos membros que o compõem.

Não me digam que não têm tempo para dar atenção e carinho à pessoa que escolheram para viver convosco. Não me digam que não têm tempo para falar sobre vós. O tempo, o cansaço, a crise,…, não servem de desculpas para o comodismo e desinteresse por vós mesmos e por quem têm ao vosso lado.

Como sempre digo, procurar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem, porque não existem pessoas nem casais perfeitos e quando se procura ajuda é sinal de que os vossos sentimentos valem a pena.

O Psicólogo está cá para acompanhar cada um de vós, quer individualmente, quer enquanto casal. Por isso, caso o seu relacionamento não esteja bem, procure ajuda, procure um Psicólogo que trabalhe com casais, porque o casamento não tem que ser um fardo constante como o é para tantos casais, nem o divórcio é sempre a melhor solução.

 

Vera Silva Santos

www.verasilvasantos.webnode.pt

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top