UTAX 18 a 20 Março Miranda do Corvo | Aldeias do Xisto

 Pelos trilhos da Lousã com as Aldeias do Xisto

 O que melhor para celebrar a chegada da primavera do que estar em pleno contato com a Natureza? Nas Aldeias do Xisto os cenários são perfeitos para quem gosta de experiências ao ar livre e de desfrutar de ambientes únicos. Por isso convidamos a percorrer os trilhos da Serra da Lousã numa descoberta singular. Todos prontos para mais um UTAX?

 10utax_1

 Durante três dias as Aldeias do Xisto vão servir de cenário à 9.ª edição do AXTrail e á 5.ª edição do UTAX, um evento que vai reunir milhares de participantes, entre os dias 18 e 20 de março, em Mirando Corvo. Trata-se de uma prova de referência no panorama nacional e internacional, sendo que o seu percurso reflete a excelência da Serra da Lousã para a prática de trail running, ligando Mirando do Corvo a dez Aldeias do Xisto e vários outros pontos de interesse da região.

Assim, e durante o fim-de-semana, será possível participar em três provas de trail running, nas distâncias de 110 km (Ultra Trail Aldeias do Xisto – UTAX), 50 km (Trail Serra da Lousã – TSL) e 10 km (Mini Trail do Xisto – MTX). No sábado, estão agendadas as partidas do UTAX, TSL e TX, ao passo que o Mini Trail do Xisto decorrerá no dia seguinte. No domingo o programa inclui ainda uma caminhada com prova de mel e azeites da região, o AXtrail Kids (direcionado aos mais pequenos), o AXtrail da Inclusão (para pessoas com dificuldade motora) e a entrega de prémios.

10utax_2

O UTAX, com os seus 110km e cerca 5300m de desnível acumulado positivo, decide este ano a Taça de Portugal da modalidade, integrando também o Circuito Nacional de Trail Ultra Endurance da ATRP (Associação TrailRunning Portugal), e estando classificada como prova de grau 3. O início desta prova está marcado para as 00h00 do dia 19 de março, na Praça José Falcão (Miranda do Corvo), sendo o tempo limite para a realização da mesma de 26 horas.

10utax_3

Na distância de 50km e com mais de 2300m de desnível acumulado positivo, o Trail Serra da Lousã será a primeira prova da Taça de Portugal de Ultra Skymarathon®. Esta prova integra ainda o Circuito Europeu EMM (European Mountain Marathons). A prova inicia-se às 08h30 do dia 19 de março, na Praça José Falcão.

 

Ainda durante os dias do evento, estará instalada na Praça José Falcão uma Feira de Equipamento Técnico, Artesanato e Produtos Regionais. Para mais informações visite http://aldeiasdoxisto.pt ou www.axtrail.com.

 

O AXtrail® teve a sua primeira edição em 2008, e é hoje um evento de referência no mundo do Trail running, captando inclusivamente vários atletas internacionais. Tanto o UTAX como o TSL são provas qualificativas para o UTMB® (Ultra Trail du Mont Blanc), valendo aos atletas 3 e 1 ponto respetivamente (5 e 3 pontos pelo novo sistema de pontuação). O evento conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal, das Aldeias do Xisto e dos Municípios de Miranda do Corvo, Lousã, Castanheira de Pêra e Penela.

 

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.

Comments are closed.

Scroll To Top