Souns To Gather: Aconteceu Cultura na Casa da Cultura

A associação cultural Terractividade, João Gil e todos os outros jovens músicos e o Município de Figueiró dos Vinhos estão de parabéns pelo excelente momento musical e cultural que proporcionaram no passado sábado, dia 16 de Fevereiro, na Casa da Cultura, com o concerto “Sounds To Gather”, que foi a apresentação do novo projecto do jovem músico figueiroense.

O projecto nasceu no âmbito do último ano da licenciatura, ao abrigo do programa Erasmus. João Gil conheceu, no Conservatori Superior de Música del Liceu de Barcelona, as pianistas Ivana Govedarska, Asami Pascual e Itzel Ramos, a saxofonista Melanie Larsson e o baixista Eloi Raso. (Por motivos de disponibilidade Itzel e Eloi, membros originais, não vão poder fazer parte deste projecto, e serão substituídos pelo Marco Santos e Pablo Moledo).

Daí, nasceu uma relação de amizade e envolvimento em projectos conjuntos em Barcelona, com o interesse em participar em eventos e iniciativas futuras.

Como resultado, fizeram-se vários concertos, entre eles, um em Figueiró dos Vinhos, e outro no Hotel das Termas na Curia, com os nomes de Melodias no Coreto e Encontro Internacional de Jovens Músicos, respectivamente. Este último teve o patrocínio da Antena 2.

A partir do sucesso destes eventos, nasceu a vontade de criar um projecto para actuar regularmente, em várias casas de espectáculos e em festivais.

Sem ser demais salientar o enorme talento e qualidade dos jovens músicos que actuaram nesta noite, refira-se que o programa deste concerto era composto por recitais para piano, canto lírico e saxofone, de autores como Robert Schumann, Verdi, Donizetti, Gershwin ou Takashi Yoshimatsu, terminando com jazz, em trio onde se integrava na bateria João Gil, que interpretaram cinco “standards” de autores como Cole Porter, Miles Davis ou Harold Arlen.

António B. Carreira

 

João Gil Pinto

Nasceu a 1992, em Figueiró dos Vinhos e desde pequeno que demonstrou uma grande afinidade com a música. Aos 13 anos começou os estudos de bateria, numa escola privada na sua terra natal, Figueiró dos Vinhos. Mais tarde, viria a participar em workshops de Jazz e também no curso de Jazz da Escola de Música Sítio de Sons, em Coimbra. Em 2010, foi vencedor do concurso da revista Fórum Estudante Fórum Music Camp”, onde foram seleccionados os 20 melhores concorrentes instrumentistas a nível nacional, para mais tarde participar numa semana intensiva de workshops e concertos, sob a tutela dos músicos Antonio Neves (conhecido como AP), Kiko, Sérgio Marques e Bruno Macedo.

De 2012 a 2014 frequentou o curso profissional do Conservatório de Música da Jobra, em Aveiro, onde teve formações com grandes mestres do Jazz ibérico como Jesus Santandreu e André Femandes.

Após o ensino secundário, entrou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde frequentou a licenciatura em Jazz, sob a tutela dos professores Bruno Pedroso e André Sousa Machado.

No ano lectivo de 2017/18, foi aceite no projeto Erasmus, no Conservatori Superior de Música del Liceu, onde estudou com os mestres Marc Miralta e David Xirgu. Durante esse ano lectivo, teve masterclasses com músicos como Fred Hersch e Logan Richardson, e com o seu projecto Giloship, atuou em locais como o Ateneu Santfeliuenc.

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top