O Singral Cimeiro é ultimo lugar da freguesia de Campelo, concelho de Figueiró dos Vinhos referenciado pelas coordenadas, Latitude 40.0408 – Longitude 8.23927, altitude 733 metros, em plena área florestal da serra da Lousã.
A sua população, em tempos, provinha sua agricultura, pastorícia, produção de mel e de carvão produtos que eram transportados à cabeça ou às costas para serem vendidos no mercado de Castanheira de Pera, usufruindo, na época própria, do muito apetitoso “cabrito”.
A juventude nessa época, dadas as fracas condições de futuro e sobrevivência, emigrou em especial para a capital “Lisboa” onde depois de alguns anos empregados se estabeleceram, a maioria no ramo de “talhos”, reduzindo a população em certas épocas do ano a uma ou
duas famílias
residentes. Actualmente conta com um significativo número de habitações de acesso difícil, outras, devido ao seu abandono pela radicação dos seus proprietários em Lisboa, em adiantado estado de ruína.
É na época do verão que um número significativo de “singralenses” regressa às suas origens para, além de tratarem da conservação do seu património, passar com a família e amigos alguns dias de lazer.
O seu “padroeiro” São Tiago” é celebrado no último domingo de Julho, cujos festejos se iniciam ao sábado e terminam à segunda-feira, com o tradicional almoço oferecido pelos mordomos, prosseguindo pela tarde adiante num convívio muito animado, atraindo não só os “singralenses” como um muito significativo número de amigos.
Os festejos, no sábado pela noite, tiveram um baile abrilhantado pelo conjunto musical “DUO TECLA”. No domingo, alvorada pelos gaiteiros “TOKANDAR”, e pelas 15 horas Missa Solene seguida de procissão e leilão de fogaças e oferendas ao Santo Padroeiro, e à noite mais um grandioso baile abrilhantado pela jovem acordeonista “Joana Reis”.
Na segunda-feira, almoço de confraternização composto por churrasco misto de carnes à moda do Singral, e pela tarde um grandioso convívio na “Eira”, nele participando não só os “Singralenses” como um grande número de amigos onde a alegria e boa disposição prevaleceu.