Silva da Mouraria: Quem Foi? – Dr. José Fernandes de Carvalho

Dr. José Fernandes de Carvalho

Nascido em Castanheira de Pera, em 6 de Abril de 1897, aqui faleceu a 7 de Novembro de 1984. Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, em 14/07/1920, doutorou-se a 21 de Maio de 1921, cedo se implantou no concelho onde foi médico durante muitos anos.

No exercício da profissão foi um “médico dos pobres”, nunca levando nada pelos seus serviços “para ter o eleitorado na mão”, segundo as suas próprias palavras.

Após o afastamento do Dr. Eduardo Correia na gestão autárquica, o Dr. José Fernandes emergiu como lutador político de grande acutilância, tendo desempenhado papel relevante no período das duas Câmaras, tornando-se afinal o centro político da discórdia então havida e que se arrastou até 1926.

A partir daí foi localmente o chefe incontestado e Presidente da Comissão Concelhia da União Nacional.

Sobrepondo-se aos dirigentes autárquicos, conduziu politicamente o concelho de forma autocrática e tinha grande influência no distrito.

Tão contestado como temido pelo seu feitio policial, o Dr. José Fernandes de Carvalho era um político extremamente hábil e que desfrutando de todo o poder após o 28 de Maio (era ardoroso defensor de Salazar) jamais se serviu dele para seu benefício pessoal.

Figura controversa, foi várias vezes convidado para altos cargos políticos que não aceitou, preferindo seguir o seu ideário no concelho onde morreu pobre.

Era orador brilhante e a sua habilidade política soube colocá-lo ao lado do operariado e dos pequenos na construção do campo de futebol do Sport Castanheira de Pera e Benfica, contra os poderosos industriais de então que exigiam outra iniciativa e outro campo (o da Retorta).

O Dr. José Fernandes de Carvalho foi Presidente da Câmara durante alguns anos e médico municipal. Era sócio honorário do Sport e benemérito da Misericórdia de Castanheira. Em 5 Outubro de 1931 foi agraciado pelo Presidente da República com a Comenda de Cavaleiro Ordem Militar de Cristo.

Comments are closed.

Scroll To Top