Alzheimer Portugal organiza Passeio da Memória em 18 cidades
– Dia 21 de setembro é Dia Mundial da Doença de Alzheimer
– Em todo o mundo, o mês de Setembro é dedicado à Doença de Alzheimer
– Alzheimer Portugal organiza a quinta edição do Passeio da Memória, que terá lugar em 18 cidades por todo o país
– Nova campanha de comunicação será lançada durante o mês de setembro
Prevê-se que, até 2030, o número de pessoas com demências duplique, e até 2050 mais do que triplique. De acordo com os dados mais recentes da Alzheimer Europe (2012), estima-se que existam em Portugal mais de 182.000 pessoas com demência (representando 1,71% da população portuguesa, valor que supera a média europeia que se situa na casa dos 1,55%), sendo cerca de 130.000 com doença de Alzheimer.
A doença atinge sobretudo as pessoas com idades acima dos 65 anos, com incidência muito significativa para as pessoas com 80 ou mais anos. O envelhecimento é o principal fator de risco.
Principais problemas:
– A falta de conhecimento sobre a doença e as suas características;
– O diagnóstico tardio que prejudica a qualidade de vida da pessoa com demência;
– A inexistência da definição de um caminho desde os primeiros sinais e durante todo o percurso da doença;
– A falta de equipamentos e serviços específicos e a não preparação dos profissionais que cuidam indiferenciadamente pessoas com demência, idosos e pessoas dependentes;
– A falta de reconhecimento e de apoio dado aos cuidadores de pessoas com demência.
A Alzheimer Portugal junta-se ao movimento mundial e promove nos dias 19, 20 e 21 uma caminhada solidária em vários pontos do país: o Passeio da Memória
19 de Setembro de 2015 | 09:30h | Beja, Bragança
20 de Setembro de 2015 | 09:30h | Aveiro, Barreiro, Braga, Cabeceiras de Basto, Campo Maior, Covilhã, Funchal, Ilha do Pico, Matosinhos, Oeiras, Penafiel, Portimão, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu
21 de Setembro de 2015 | 18:00h | Pombal
O Passeio da Memória é o grande evento anual da Alzheimer Portugal, que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Consiste numa caminhada solidária, revertendo os fundos das inscrições na íntegra para a Alzheimer Portugal. Tem como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.
O Passeio da Memória chegou a Portugal em 2011 e centenas de pessoas caminharam 6km naquele que foi o primeiro Passeio da Memória em Portugal, que teve lugar em Oeiras. Em 2012, a Alzheimer Portugal alargou o Passeio da Memória a mais três cidades e Coimbra, Funchal, Matosinhos e Oeiras foram palco do Passeio da Memória 2012, reunindo mais de um milhar de pessoas. Em 2013, o número de cidades onde teve lugar o Passeio da Memória aumentou para 7: Oeiras, Matosinhos, Funchal, Pombal, Beja, Vila do Bispo e Ilha Terceira. Em 2014, mais do que duplicámos o número de cidades, totalizando 15 cidades nas quais o Passeio da Memória teve lugar: Aveiro, Barreiro, Beja, Braga, Campo Maior, Fafe, Funchal, Lagos, Matosinhos, Oeiras, Pombal, Portimão, Viana do Castelo, Viseu e Ilha Terceira.
…
A ALZHEIMER PORTUGAL
A ALZHEIMER PORTUGAL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1988.
É a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objectivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus familiares e cuidadores.
Como membro da Alzheimer Europe, a ALZHEIMER PORTUGAL participa activamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos, e tratamento.
Presentemente, a Alzheimer Portugal conta com cerca de 10 000 associados. Pode consultar o site da associação através do endereço www.alzheimerportugal.org.
A DOENÇA DE ALZHEIMER
A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos. É um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras). Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária.
A Doença de Alzheimer provoca, assim, a neurodegeneração e o consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais culminando na total perda de autonomia. Os sintomas iniciais da Doença de Alzheimer incluem perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio e pensamento, provocando alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades de vida diária.
Para mais informações, contacte:
Gabinete de Relações Públicas da Alzheimer Portugal
Sede da Alzheimer Portugal, Av. de Ceuta norte, Lote 15, Piso 3
Quinta do Loureiro, 1300 – 125 Lisboa
Tatiana Nunes | tatiana.nunes@alzheimerportugal.org
Tel.: 213 610 460/7 | Fax.: 213 610 469