Semana da Leitura e Dia Internacional do Livro Infantil: Município de Pedrógão Grande promoveu o prazer da leitura

O Município Pedroguense através do Grupo de Bibliotecas do Concelho de Pedrógão Grande assinalou a “Semana da Leitura” com um conjunto de iniciativas que decorreram de 27 a 31 de Março de 2017, dia em foi também assinalado o “Dia Internacional do Livro Infantil”, com a actividade “Pintarolendo”. A Semana da Leitura 2017, teve como tema “O Prazer de Ler”.

Entre 27 e 31 de Março de 2017, o Agrupamentos de Escolas e a ETPZP partilharam o gosto pela leitura e o prazer de ler com as autarquias e a população em geral, vivendo a leitura no espaço público e com a participação de todos na celebração da leitura, pretenderam ilustrar o conceito “O prazer de Ler”.

Do programa do Grupo de Bibliotecas do Concelho de Pedrógão Grande, realce para a iniciativa “a descoberta da leitura com QRCodes”, na Biblioteca Escolar e Biblioteca Municipal bem como para a distribuição de poemas escritos pelos alunos da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, nos cafés da Vila. No dia 31, teve lugar a actividade “Pintarolendo”, que também teve como objectivo assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil que se celebra a 2 de Abril.

Esta actividade de leitura e expressão plástica realizou-se na Biblioteca Escolar, acompanhada pelo Vereador da Educação Bruno Gomes com a colaboração do artista João Viola. A actividade decorreu durante todo o dia, durante o qual o “Mestre João Viola” pintou as paredes interiores da Biblioteca Escolar, ilustrando-a com imagens referentes a histórias infantis e juvenis, que iam sendo lidas aos alunos do 1º Ciclo e Pré-escolar.

“A relevância do ato de ler, a partilha do gosto que decorre da experiência da leitura é uma oportunidade para se estreitarem laços e para se cimentarem partilhas, para propiciar um crescente conhecimento de cada um e dos outros, para estimular a imaginação, o sonho e a compreensão da realidade e do mundo. Partilhar o gosto pela leitura é, nesta medida, uma forma de se convidarem as crianças, os jovens e os adultos a, também eles, serem leitores, conhecendo e partilhando narrativas, discutindo ideias e sensações, explorando a musicalidade das palavras e reflectindo em conjunto sobre o que se lê.” , pode ler-se na nota distribuída à Comunicação Social pela autarquia.

 

Dia Internacional do Livro Infantil

O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se no dia 2 de Abril, por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).

O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), no dia do seu aniversário.

 

Dia do Livro Infantil em Portugal

Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente, que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. O cartaz português é sempre da autoria do ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração.

Comments are closed.

Scroll To Top