Região Centro com a menor taxa de desemprego do país

Centro de Portugal reforça posição enquanto região com menor taxa de desemprego em Portugal (10,7%) situado claramente abaixo da média nacional (15,3%) e com valor igual à média dos 28 países da União Europeia (10,7%), no quarto trimestre de 2013.

De acordo com informação divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, no quarto trimestre de 2013, a Região Centro apresentou uma taxa de desemprego de 10,7%, valor bastante inferior aos 15,3% da média nacional. A Região Centro continuou, uma vez mais, neste trimestre, a ser a que, de entre as sete regiões do país, apresentou a menor taxa de desemprego, sendo de sublinhar que todas as demais regiões apresentaram taxas de desemprego superiores à média do país. No atual trimestre, a taxa de desemprego da região foi cerca de 70% da nacional e igualou a registada, em média, pelo conjunto dos 28 estados membros europeus. Também em termos médios anuais, a taxa de desemprego diminuiu na Região Centro em 2013 (o que não acontecia desde 2008).

Esta situação reforça uma tendência constante de melhor desempenho relativo da Região Centro face à média nacional, que se tem vindo a consolidar nos últimos anos.

É ainda de salientar o posicionamento da Região Centro relativamente à taxa de desemprego jovem, já que esta diminuiu para 28,8% no quarto trimestre de 2013, o que corresponde ao menor valor dos últimos anos e de entre todas as regiões do país.

Comments are closed.

Scroll To Top