Túnel Cárpico
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia periférica resultante da compressão do nervo mediano quando este passa por um canal localizado no punho chamado de túnel do carpo. A compressão é causada pelo aumento das estruturas que passam pelo túnel ou pelo seu espessamento levando a calcificações.
Os sintomas são caracterizados por: dor, choque, dormência, formigamento e perda da destreza e força nas mãos. A dor é pior a noite, e pode irradiar para o braço e até para o ombro. Atividades que promovam a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor como é o caso das atividades profissionais ou desportivas (movimentos repetitivos ou movimentos mal executados).
O tratamento quando atempado por ser diverso através de variadas técnicas e terapêuticas como, fisioterapia, osteopatia,…etc., e que envolvam uma parceria multidisciplinar.
As técnicas utilizadas podem passar inicialmente por mobilização muscular e articular, mio tensivo e fasciais, alongamento,etç. No caso da osteopatia além destas técnicas e dependendo da avaliação e diagnóstico a manipulação articular especifica reduz sintomas e melhora mobilidade.
Nos casos mais graves e crónicos a intervenção cirúrgica surge como alternativa mais viável.
Raul Quaresma de Oliveira
Osteopata
Cédula Profissional
0100371