Raul Oliveira: Medicina Natural de Sucesso, A cura na palma das mãos – Massagem Desportiva

 

9massagem

Massagem Desportiva

A massagem desportiva é uma ótima ferramenta para preparar e recuperar da musculatura para quem pratica exercícios físicos.

É diferente de massagem relaxante, apesar de utilizar quase as mesmas técnicas elas é mais intensa, objetiva e terapêutica, utilizando movimentos (rápidos e lento), musculares e articulares promovendo assim a rápida recuperação muscular.

Para quem pratica atividade física (profissional ou amador), é fundamental conhecer esta técnica, que resultara em melhores performances físicas.

O profissional deve ter em conta diversos fatores que vão influenciar o tipo ou estilo de massagem a aplicar.

A condição física, o tipo de atividade, o historial desportivo e de saúde, a condição da derme, grupos musculares, o tecido muscular e tensões, as lesões, a sensibilidade, e as intolerâncias.

Deve ter em conta os tempos de aplicação, a sua duração, as provas ou competições, a recuperação, o tratamento, a reabilitação, e por fim a recuperação para iniciar novo ciclo desportivo em plena capacidade física.

A massagem desportiva pode ser dividida em 3 fases

1ºMassagem pré – evento-intenção: aquecimento, promover resposta hipertérmica e melhoria vascular, libertar a facia e tecido conjuntivo, melhorias nas amplitudes articulares tendinosas, preparar todas as cadeias musculares (tónus musculares), para a atividade física facilitando assim a sua contração e alongamento diminuindo as lesões musculares ou articulares.

Ritmo varia entre movimentos rápidos e lentos sem grande incidência.

Duração entre 10 a 20 minutos.

 

 

2ºMassagem Inter-evento-intenção: identificar desequilíbrios, tensões, relaxamento das cadeias musculares envolvidas na atividade, desobstruir o sistema linfático, desencadear os mecanismos que facilitem a rápida recuperação com manutenção da hipertermia muscular, promover um bom desempenho vascular.

Ritmo mais rápido e estimulante.

Tempo de duração5 a 10 minutos.

3ºMassagem pós-evento-objectivo:redução da tensão das cadeias musculares, drenagem linfática, identificação e tratamento de tensões dores pontos gatilho, técnicas de reposição das fibras musculares (alongamento) e trabalho articular.

Ritmo lento e drenante

Tempo de duração 10 a 15 minutos.

Recuperação:

Esta intervenção deve ser feita com alguma pausa temporal posterior a atividade desportiva. Deve-se ter em conta a recuperação metabólica, miotendinosa, articular, e física do atleta, com uma massagem objetiva que envolva todas as cadeias musculares, e em especial as facias. Reduzir a tensão muscular; Minimizar o inchaço e sensibilidade; Estimular o relaxamento; Reduzir o tempo da recuperação; Estender as fibras musculares; Minimizar as aderências miofasciais;Estimular a circulação, identificar lesões existentes, tigger points, contracturas, estiramentos ou mesmo roturas.

Tempo de duração entre 15 a 60 minutos.

 

Raul Oliveira

Massagista

Osteopata

 

Comments are closed.

Scroll To Top