Rastreios do Cancro da Mama em Pedrógão Grande

De 12 a 31 de Maio Pedrógão Grande recebe rastreios do cancro da mama, numa iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Conta o Cancro (NRC-LPCC).

Nesse sentido, o Núcleo está a lançar um apelo a todas as mulheres do concelho de Pedrógão Grande, com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos, para participarem no referido programa de rastreio.

Uma Unidade Móvel de Mamografia Digital encontra-se estacionada, até ao final do mês, junto ao Centro de Saúde local, funcionando de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00 e, à sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, sendo que as mulheres com inscrição actualizada no referido Centro de Saúde, “recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame”.

A Liga constata no entanto que muitas faltas ao rastreio decorrem da desactualização dos dados de morada nos registos dos Centros de Saúde, apelando à actualização dos mesmos e à participação no rastreio, alertando no entanto para o facto do cancro da mama não poder ser evitado, pelo que a melhor resposta é o rastreio, um exame rápido, gratuito e que pode salvar a vida. O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos, de forma a garantir uma prevenção eficaz.

 

Comments are closed.

Scroll To Top