Promoção de Saúde para Trabalhadores da ACT

28promo

Em 24 de Julho último, Pedrógão Grande foi anfitrião engalanado para receber os visitantes das suas festas, dos turistas aos filhos da terra. No entanto, gostaríamos de salientar o facto de cerca de sete dezenas de trabalhadores da ACT de todo o país terem aceite o desafio da Gesaúde para participarem num encontro sobre Promoção de Saúde, inserido na prestação de serviços de Medicina do Trabalho que são assegurados como entidade externa por esta empresa instalada no Pinhal Interior há quatro anos.

Com história de 20 anos a assegurar serviços na área da Saúde e Segurança, a Gesaúde organizou um programa de palestras, visitas e atividades saudáveis (iniciadas com uma caminhada matinal) com o objetivo de proporcionar a partilha de conhecimento e experiências sobre Organização do Trabalho, do Tempo e Gestão do Stress, Primeiros Socorros e Acidentes, Promoção de Estilos de Vida Saudáveis, Prevenção de Doenças Cardiovasculares, Corpo em Movimento, Prevenção de Doenças da Coluna e Tratamentos. Para além de outras partilhas em conferência de abertura e sessão de encerramento sobre os temas de Saúde e Segurança do Trabalho.

As visitas ao fim da tarde ao CIT e ao Museu da República e Maçonaria, a par da exposição “Qual é a imagem da Segurança e Saúde no Trabalho?”, foram pontos de encontro e reflexão para palestrantes e participantes no evento que promete repetir-se para trabalhadores da mesma entidade, a ACT, já em Setembro.

A Gesaúde, na sua publicação Gesnotícias destaca a realização de eventos desta natureza para empresas e entidades suas clientes e outras do Pinhal Interior ou que pretendam visitar esta região.

O evento teve como colaboradores a ETPZP, a CMPG, a Vila Isaura, a Junta de Freguesia de Vila Facaia, a empresa Trilhos do Zêzere e a APFLOR, entre outras entidades.

Entre os palestrantes estiveram médicos, enfermeiros, professores de Educação Física, para além do staff da Gesaúde e outro voluntários.

Face aos dados da sinistralidade no trabalho, índice de doenças profissionais, perdas de dia de trabalho por motivos de atividade laboral em situações menos seguras e aos estilos de vida menos saudáveis, a equipa clínica e técnica da Gesaúde promete repetir em Pedrógão Grande e noutros pontos do país estas atividades.

Entre os participantes, a avaliação do programa foi de referência muito positiva pela forma como decorreu o encontro e como tiveram oportunidade de ver o que o Pinhal Interior tem de melhor, as suas paisagens, a sua história, o seu espólio, a sua gastronomia. E, agora, também a promoção do conhecimento, da qualidade de vida, da segurança no trabalho e bem estar.

Amílcar Carvalho

 

Comments are closed.

Scroll To Top