Pinhais do Zêzere abre candidaturas de apoio ao desenvolvimento rural

Encontrar financiamentos para o desenvolvimento de projetos de turismo rural, apoios às explorações agrícolas e criação de circuitos de comercialização dos produtos dos setores primário e secundário. É este o objetivo da associação para o desenvolvimento Pinhais do Zêzere, ao juntar 25 forças, incluindo entidades singulares, coletivas, privadas e públicas dos concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pampilhosa da Serra. Já na fase de implementação, o projeto tem as candidaturas abertas para Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola até 23 de setembro, sexta-feira. As propostas de Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas podem ser apresentadas até 28 de outubro, também sexta-feira. Os apoios a fundo perdido podem alcançar os 50% do volume de investimento elegível.

“Trata-se, no fundo, da verticalização do setor primário, começando na produção, passando pela valorização e transformação e terminando na comercialização” dos produtos, explica Horácio Silva, coordenador da Pinhais do Zêzere. O responsável acrescenta que o foco mais imediato é a “revitalização do setor primário” nos 764 Km2 da área de intervenção da associação.

O grupo resulta de um trabalho desenvolvido ao longo de 10 meses, tendo passado pela apresentação de candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural, em conformidade com o Programa Operacional Regional e com as Estratégias Integradas de Desenvolvimento Territorial das NUTS III de Coimbra e de Leiria.

Florbela Caetano

 

Comments are closed.

Scroll To Top