Pedrógão Grande: Semana Internacional na ETPZP

Decorreu entre 13 e 17 de Janeiro a Semana Internacional da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal.

A sessão de abertura decorreu na Casa Municipal da Cultura no dia 13 de Janeiro, onde foram apresentadas as comitivas do 1º encontro do projeto internacional Erasmus + “Nunca Julgues um Livro pela sua Capa”, provenientes de escolas de Itália, Alemanha e Roménia.

O programa foi organizado pela Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) em estreita colaboração com o Município de Pedrógão Grande.

O Município avaliou e iniciativa de “grande importância”, quer pela promoção e visibilidade que dá ao concelho, quer pela possibilidade que dá aos jovens de adquirirem aptidões e conhecimento importante para o seu desenvolvimento pessoal, para a sua futura vida profissional e para uma cidadania europeia ativa.

Ao longo desta semana de trabalho, estiveram envolvidos professores e alunos dos vários cursos, no sentido de se fomentar a interdisciplinaridade e a interculturalidade. Este tipo de encontros é, segundo alguns participantes, uma iniciativa de extrema relevância uma vez que possibilita desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita à diversidade de culturas, línguas e valores.

Sem nunca esquecer o objetivo das reuniões de trabalho que são a concretização de um projeto transversal a todos os países a visitar, esta foi uma semana rica em atividades de entre as quais se destacaram um peddy-paper por Pedrógão Grande, visitas a alguns pontos turísticos de Pedrógão Grande (viagem pelo património, história, monumentos religiosos e artefactos de Pedrógão Grande, em estreita articulação com o Município de Pedrógão Grande, a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande e a Fábrica da Igreja), visitas ao museu e ruinas romanas de Conímbriga, aos Templários e à Universidade de Coimbra, e jogos tradicionais desenvolvidos em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande, entre muitas outras atividades.

 

Encerramento com jantar convívio

O encerramento desta semana internacional decorreu da melhor forma, com um jantar convívio no Restaurante Lago Verde.

Marcaram presença em representação do Município, o presidente Valdemar Alves e a vice-presidente Margarida Guedes que procederam à entrega de lembranças e distribuição dos certificados de participação no Encontro. As Juntas de Freguesia de Graça e Vila Facaia fizeram-se representar pelos respetivos presidentes, Pedro Pereira e José Dinis e a de Pedrógão Grande pelo Secretário, Nuno Soares.

O encontro que decorreu de acordo com o programa, foi uma semana inesquecível para os participantes. Na mala, os alunos levaram o convívio com os nossos estudantes e de outras nacionalidades e a hospitalidade e simpatia das pessoas do concelho de Pedrógão Grande.

Comments are closed.

Scroll To Top