Pedrógão Grande – Percurso Aventura na Ribeira de Frades

“Continuem com estas atividades! Parabéns!”, “Que todos possam desfrutar de tudo que a natureza nos oferece”, ou simplesmente “Boa iniciativa” e “Mais”, foram alguns dos comentários dos participantes na atividade “Percurso Aventura na Ribeira de Frades”, organizado pelo Município de Pedrógão Grande no passado dia 16 de fevereiro com o objetivo de promover e divulgar o património natural e cultural da Ribeira de Frades.

Os vereadores do Município Pedroguense, Nélson Fernandes e Margarida Guedes, participaram nesta caminhada e constataram no local a satisfação de todos os que participaram na atividade, ficando o compromisso, da parte de Nelson Fernandes, de repetir esta ação face às muitas mensagens de apoio e incentivo.

A atividade teve inicio pelas 9h30 no Centro de Interpretação Turística de Pedrógão Grande e contou com 30 participantes que efetuaram um percurso com aproximadamente 6km, com muitos obstáculos, mas com passagem por cenários idílicos associados aos ecossistemas aquáticos de montanha, com quedas de água e grande diversidade de flora e fauna.

No decorrer do percurso foram visitados os laboratórios de rios de Lagar do 25 e da Maranhoa e os participantes ficaram a conhecer algumas das técnicas de engenharia natural usadas na reabilitação e conservação de linhas de água, técnicas que têm como principais objetivos, minimizar os riscos de erosão, reduzir a velocidade da corrente, promover a regeneração natural e as espécies autóctones associadas às galerias ripícolas.

A atividade terminou pelas 13h30 no Centro de Interpretação Turística de Pedrógão Grande, com um grupo muito satisfeito com a experiência vivenciada e questionando para quando a próxima atividade.

Para retemperar forças e reforçar o ânimo, a organização preparou uma feijoada surpresa, servida a meio do percurso, na Lagar do 25.

A Ribeira de Frades é um dos principais afluentes da Ribeira de Pera, nasce a montante da localidade da Vergeira no concelho de Pedrógão Grande e alberga um património natural fabuloso e pouco explorado.

Comments are closed.

Scroll To Top