Pedrógão Grande – Município dispõe de várias vantagens empresariais

Pedrógão Grande oferece aos empresários e aos investidores uma excelente localização que permite auferir de uma vantagem competitiva e geoestratégica ímpar. Para além desta localização invejável no território nacional, próximo e rapidamente acessível aos maiores centros económicos, científicos e urbanos através dos principais acessos rodoviários, Pedrógão Grande é também um território dotado de importantes recursos.

O executivo municipal encontra-se disponível para contribuir para a sólida, prática e célere atividade das empresas no Concelho.

O desenvolvimento do investimento e prossecução de uma atividade económica produtiva e eficiente encontra-se inerentemente envolta no natural risco do investimento. O objetivo do executivo é contribuir para a atenuação desses riscos e estar ao lado dos empresários e investidores.

De acordo com um documento emanado da Câmara de Municipal, “o sucesso das empresas é o sucesso de Pedrógão Grande. A geração de emprego e fomento da sua criação são importantes para o desenvolvimento do território e sinal positivo de que as empresas crescem”.

Assim, tem havido da parte desta entidade um esforço de crescimento e desenvolvimento, aumentando a capacidade instalada para acolher e cooperar com as empresas, que reitera “ter a visão convicta de que Pedrógão Grande será um território reconhecido pelo seu dinamismo e capacidade de atrair pessoas e projetos inovadores com base na valorização dos seus recursos e dinâmicas diferenciadoras”.

O Concelho tem sete zonas industriais/áreas empresariais, com 26 empresas instaladas e 106 800 m2 de lotes disponíveis, que permitem considerar que existe plena capacidade para Pedrógão Grande acolher investimentos:

Área de Localização Empresarial (ALE) Pinheiro Bordalo

Ativa e totalmente construída, tem uma Área total de 85 500 m2, constituída por 12 lotes, com 5 empresas instaladas. Tem presentemente 4 lotes disponíveis, prontos e cumulativos entre si, numa Área total disponível de 6 000 m2 totalmente infraestruturados, sendo que a construção do(s) edifício(s) de laboração são definidos e construídos pela empresa. Expansão para 7000 m2 com aquisição de mais 1000 m2.

ALE Valbom

Ativa e totalmente construída, tem uma Área total de 43 600 m2, constituída por 23 lotes, com 17 empresas instaladas. Não tem lotes disponíveis; encontra-se lotada.

ALE Ribeiro Joaninho

Ativa e totalmente construída, tem uma Área total de 25 500 m2, constituída por 1 lote com 1 empresa instalada.

ALE Outão

Ativa e totalmente construída, tem uma Área total de 40 000 m2, constituída presentemente por 1 lote com 1 empresa instalada.

ALE Regadas

Ativa e totalmente construída, tem uma Área total de 1 000 m2, constituída presentemente por 1 lote com 1 empresa instalada.

ALE Derreada Cimeira

Ativa e totalmente construída, tem uma Área total de 25 000 m2, constituída presentemente por 1 lote com 1 empresa instalada.

ALE Pedrógão Grande

Totalmente construída, infraestruturada e concluída em Agosto de 2020, possuí uma Área total de 99 800 m2 com 31 lotes disponíveis que variam entre amplamente na sua dimensão e são cumulativos entre si. Está presentemente a ser ultimado o Regulamento que regerá a venda dos lotes, prevendo-se a muito curto prazo que o processo de venda se inicie.

Pretende dar primazia às empresas geradoras de postos de trabalho, salvaguardando que a geração de valor acrescentado em cadeia de valor produtiva garanta que os postos de trabalho são gerados, mantidos, abrindo hipótese de desenvolvimento e assim de crescimento no número de postos de trabalho. É objetivo que a ALE Pedrógão Grande não seja um centro logístico de armazenamento, mas sim um espaço multiplicador do investimento público em termos de postos de trabalho, ou seja, que resulte no contributo para o aumento da população, mas também para adensar e variar a malha do tecido económico, empresarial, de Pedrógão Grande, tornando-o mais competitivo na sua esfera interna, mas também para o exterior. Pretende-se obter uma vantagem competitiva, enquanto território, que, através da ALE Pedrógão Grande, se torna realisticamente ao alcance de Pedrógão Grande.

 

Carga fiscal para as empresas:

  1. Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) – 0,35% (dos mais baixos a nível nacional)
  2. Taxa de Derrama – Isenção para sujeitos passivos com sede no Concelho, cujo volume de negócios no período anterior não ultrapasse os 150.000,00 €. 1,5% quando o valor ultrapassa os 150.000,00 €.
  3. Outras taxas Municipais – Isenção, quando a criação de emprego e o desenvolvimento económico sejam de manifesto interesse público municipal.

 

Outras vantagens:

Existem também protocolos firmados com Universidades Portuguesas, mas também com a Câmara de Comércio de Weifang (China), que visam desenvolver o brokerage/facilitação do desenvolvimento de trabalhos de Investigação & Desenvolvimento, bem como o Desenvolvimento Organizacional, de Recursos Humanos e de Gestão da Qualidade, mas também para aprofundamento das redes de cooperação interorganizacional ao dispor das empresas de Pedrógão Grande, para que as integrem e assim ganhem cada vez maior capacidade de desenvolvimento sólido num contexto local, regional, nacional e internacional tão voláteis.

 

Comments are closed.

Scroll To Top