Pedrógão Grande: João Henriques Coelho apresentou “Aldeia do Mosteiro, Ontem e Hoje”

No passado dia 12 do presente mês de junho, um Pedroguense (Eng. João Henriques Coelho) lançou um livro “Aldeia do Mosteiro, Ontem e Hoje” sua Terra Natal. Aldeia pertencente a duas freguesias: Pedrógão Grande e Vila Facaia, com a sua divisão a ser feita pela Ribeira de Pera que atravessa a mesma e nos proporciona a belíssima “Praia Fluvial do Mosteiro”, a ponte (velha) que a atravessa, foi o mote para recordar os 100 anos do regadio daquela Aldeia a que o Livro faz referência.

A inauguração de uma placa evocativa aos obreiros da obra (António Francisco;- João Simões;- José Leitão;- e Manuel Luís) deu início a um breve (mas cansativo para pessoas com alguma idade) passeio junto ao regadio (com os caminhos devidamente limpos) até ao açude do Lapão onde o mesmo começa. Esta caminhada, proporcionou aos presente (mais de meia centena de pessoas), a possibilidade de poderem ver e ficar a conhecer, um troço da Ribeira de Pera para a maioria desconhecido, onde beleza presenciada não deixou ninguém indiferente.

Regressados ao salão da Casa de Cultura da Associação do Mosteiro, onde foi feita a apresentação do Livro, na mesa, para a apresentação do mesmo, para alem do seu autor Eng. João Coelho, marcaram presença vários autarcas do concelho: o Vice Presidente da Câmara Municipal, Nelson Fernandes, o Presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão Grande, Carlos do Jogo, e o Secretário da Junta de Freguesia de Vila Facaia, Luís Correia. Mais uma pessoa do concelho vizinho (Góis) marcou presença, o Sr. Adriano Pacheco, também ele autor de vários livros sobre a nossa região.

Com uma sala composta, onde outros autarcas marcaram presença, como seja Margarida Guedes, Vereadora da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Luís (Lois) David, 1º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Pedrógão Grande, a Fátima Neves, Tesoureira da Junta de Freguesia de Pedrógão Grande e também a Sónia Neves, Tesoureira da Junta de Freguesia de Vila Facaia, para além de outros(as) autarcas, num público com algumas figuras da cultura do concelho de Pedrógão e concelhos vizinhos marcaram presença.

Pedrógão Grande 15 de Junho de 2021

Luís M. Cunha

Aldeia de Mosteiro – Ontem e Hoje é um importante estudo histórico, patrimonial, sociológico e antropológico sobre esta localidade da margem esquerda da Ribeira de Pera, concelho de Pedrógão Grande. O autor, ao longo das cento e setenta páginas desta obra, revela-nos um pouco de tudo sobre a sua terra-natal: “Um Pouco de História”, “Mosteirenses por Outras Bandas”, “Habitação, Família e Alimentação”, “Atividade Produtiva”, “Património Edificado”, “Comunicações e Serviços”, “Usos, Costumes e Tradições”, “Cultura e Associativismo”, “Fauna e Flora”, “Divertimentos”, “Medicina Popular e Superstições”, “Expressões Populares e Provérbios”.

In Terras da Ribeirinha (https://terrasdaribeirinha.wordpress.com/)

 

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top