Pedrógão Grande: Escolas do Primeiro Ciclo Pais preocupados com eventual perda de uma turma

Os pais dos alunos do primeiro ciclo do Centro Escolar de Pedrógão Grande estão preocupados com a eventual perda de uma turma, passando das actuais quatro, uma por cada ano deste ciclo, para três, passando a existir uma turma a agregar dois anos.

A convicção de que isto poderia vir a acontecer surgiu numa reunião havida com a directora do Centro Escolar, o que desencadeou na comissão de pais e encarregados de educação algumas iniciativas tendentes a tentar travar o processo.

Foi neste contexto que uma representação dos pais dos alunos se deslocou a uma reunião da Junta de Freguesia, onde expuseram as suas preocupações, e no dia 25 de Junho, à reunião aberta da Câmara Municipal.

A preocupação dos encarregados de educação é grande, pela redução da qualidade do ensino ministrado quando há junção de dois ou mais anos na mesma turma, havendo, segundo o porta voz  da comissão, Ricardo Pereira, alguns pais que ponderam retirar os seus filhos da escola de Pedrógão Grande, transferindo-os para municípios limítrofes. Referiuu também que a presença desta representação nas reuniões da Junta e da Câmara Municipal não deve ser entendida como qualquer tipo de contestação junto destas autarquias, já que tem delas recebido todo o apoio solicitado.

O presidente da Câmara Municipal, Valdemar Alves, partilhou as preocupações dos pais, adiantando que por enquanto, e neste estado da situação, não era possível ou benéfica qualquer intervenção da autarquia, já que é uma questão que não lhe diz directamente respeito, mas que o executivo estava atento aos acontecimentos, nomeadamente através do vereador Bruno Gomes que tem o pelouro da educação, e que a seu tempo interviria se for caso disso, tal como aconteceu no passado ano lectivo.

Já a vereadora Margarida Guedes deu aos pais algumas “dicas” de como actuar junto da DGEstE para tentar travar o processo.

António B. Carreira

 

 

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top