Pedrógão Grande: Dia Mundial da Árvore

Cerca de 50 crianças em idade pré-escolar participaram na iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Pedrógão Grande para assinalar o Dia Mundial da Árvore. Além desta ação dedicada aos mais novos, o município associou-se à Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Centro com a plantação no Jardim da Devesa de um exemplar de Quercus róbur (Carvalho alvarinho).

As crianças de Pedrógão Grande ouviram a história “Carlota, a Bolota que sonhava ir até à Lua” que, através da conversa de uma bolota com um lince, aborda a importância dos sobreiros, das várias utilizações da cortiça e refere ainda espécies em vias de extinção. No final da história, as crianças foram convidadas a semear algumas bolotas, aprendendo a importância da água no desenvolvimento do sobreiro.

A iniciativa resultou do desafio feito pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social ao Gabinete Técnico Florestal da câmara de Pedrógão Grande e, no final da atividade, crianças e educadoras aceitaram ‘tomar conta’ dos vasos, acompanhando o crescimento da planta de forma a serem transplantadas no próximo outono.

Já a iniciativa da Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Centro procurou reunir os 74 concelhos da região, com cada um a plantar uma árvore no respetivo concelho.

 

Comments are closed.

Scroll To Top