À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, no passado dia 18 de maio de 2019, o Município de Pedrógão Grande associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, através da organização da iniciativa “À Volta dos Museus”, tendo como objetivo sensibilizar a população para a importância da recolha, estudo, salvaguarda e divulgação do património cultural do concelho, aproximar a comunidade dos museus e encontrar novas formas de honrar as suas coleções, histórias e legados, criando tradições para as gerações futuras.
O tema proposto para 2019 – “Os Museus Como Centros Culturais: O Futuro da Tradição” – promoveu a ideia de museu como centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. A partir deste tema, o Município de Pedrógão Grande que se fez representar pela Vice-Presidente, Margarida Guedes, promoveu um programa de sensibilização da comunidade com visita ao Museu dos Escalos do Meio, ao Museu da República e Maçonaria, ao Núcleo Museológico das Concertinas e Acordeons e ao Núcleo Museológico da Graça.
No final da visita, a Vice-Presidente Margarida Guedes considerou este evento como uma forma de valorizarmos o nosso património museológico que contribui para a promoção turística e oferta cultural do concelho e região centro. Os espaços museológicos devem assumir-se como pontos fulcrais para as comunidades em que estão inseridos, de forma a terem um papel importante na transposição das necessidades e opiniões das populações do seu território para um contexto global, considerando que a cultura está presente em tudo aquilo que fazemos diariamente no concelho.
A visita guiada “À Volta dos Museus” contou com boa participação do público que com grande entusiasmo visitou os museus constantes da iniciativa. O evento registou dezenas de aderentes, quer do concelho, quer vindos de outros concelhos e comunidade estrangeira a residir no concelho.
Desta forma, deu-se a conhecer melhor o património histórico e arquitetónico, as coleções e acervos artísticos expostos nos diferentes espaços museológicos que o público presente foi unânime em reconhecer a riqueza e diversidade do património museológico existente.
O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio. A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo da UNESCO. O ICOM seleciona anualmente o tema do Dia Internacional dos Museus, sendo a sua escolha feita a partir de assuntos que estão no centro das preocupações da sociedade.