Pedrógão Grande: CLDS 4G – Aproximar Pedrógão

O Programa CLDS 4G, Contratos Locais de Desenvolvimento Social, é um programa de desenvolvimento social, que tem por objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que evidenciem maiores níveis de fragilidade social, suportando-se, para o efeito, em diversos agentes e recursos localmente disponíveis, numa lógica de parcerias, cimentando um instrumento importante de combate à exclusão social, assente na proximidade.

O CLDS 4G – Aproximar Pedrógão iniciou a sua atividade no passado dia 15 do mês de junho, e, como o nome do projeto indica, o objetivo passa por aproximar o concelho de Pedrógão Grande, dada a sua dispersão geográfica, bem como o isolamento social presente. Desta forma, têm sido levado a cabo inúmeras atividades transversais aos quatro eixos basilares em que o projeto assenta:

Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação;

Eixo 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil;

Eixo 3 – Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa;

Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.

No decorrer dos primeiros seis meses de projeto é possível afirmar que, de acordo com a crise pandémica vivenciada, o CLDS 4G – Aproximar Pedrógão não se fez rogado e, de acordo com as possibilidades inerentes, tem vindo a desenvolver/adaptar as suas atividades em prol do bem-estar da população de Pedrógão Grande. Durante este período foi possível dinamizar ações de preparação para o mercado de trabalho, como concorrer a ofertas de emprego, divulgação de medidas ativas de emprego, estabelecimento de parcerias com entidades locais no âmbito da criação de bolsa de emprego, entre outras.

Já no Eixo 2 destacam-se as atividades durante as interrupções letivas, em que é possibilitado às crianças/jovens novas experiências, contacto com a natureza, contato com diferentes realidades e exposição a situações potenciadoras do seu desenvolvimento social. Até ao momento participaram cerca de 24 crianças/jovens. É desenvolvido, durante o período escolar, a atividade Oficinas Psicopedagógicas com o intuito de fomentar o desenvolvimento cognitivo e estimulação de competências das crianças/jovens, potenciando o seu sucesso escolar. Também as ações de consciencialização e sensibilização não foram deixadas ao acaso e foi levado a cabo com bastante ênfase no que respeita à COVID-19, bem como à temática da Igualdade, abrangendo cerca de 62 participantes.

No Eixo 3 o impacto tem sido bastante significativo, realizando várias atividades, entre elas as Oficinas Pontos e Encontros, que contam com 5 momentos e 2 participantes. Já a atividade Mão Sénior evidencia-se pela sua abrangência, contando com 35 lugares visitados e impactando 47 pessoas idosas até ao momento. Foi possível comemorar o Dia Internacional do Idoso bem como o Dia Internacional da Terceira Idade, abrangendo 21 pessoas idosas.

O Eixo 4 tem possibilitado chegar à população isolada a habitar no concelho de Pedrógão Grande e, assim, poder-lhe proporcionar uma melhor igualdade de oportunidades e facilitação do acesso a bens e serviços essenciais. Desta forma, têm sido realizadas visitas de apoio/acompanhamento, abrangendo até ao momento 12 habitantes isolados. De modo a comemorar o Dia de São Martinho, dadas as limitações impostas pela COVID-19, levámos a cabo um Magusto volante, denominado Quentes e boas… à porta!, chegando a 43 munícipes.

Em suma, é de salientar que todo este projeto e a sua execução só é possível dado o empenho e disponibilidade das entidades que o albergam, a Câmara Municipal de Pedrógão Grande como Entidade Promotora e a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande como Entidade Coordenadora Local da Parceria.

 

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top