Pedrógão Grande: CLDS 4G – Aproximar Pedrógão – Um ano de actividade

No sentido de fazer um balanço e assinalar o primeiro ano de actividade deste projecto, o CLDS 4G – Aproximar Pedrógão promoveu, no passado dia 15 de Junho, no anfiteatro do Jardim da Devesa, uma apresentação do trabalho desenvolvido.

O projecto tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Pedrógão Grande e a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande como Entidade Coordenadora Local da Parceria, e visa promover a inclusão social de grupos populacionais que evidenciem maiores níveis de fragilidade social, suportando-se para o efeito em diversos agentes e recursos localmente disponíveis, numa lógica de parcerias, cimentando um instrumento importante de combate à exclusão social, assente na proximidade.

A 15 de junho do ano de 2021 perfez um ano da existência do CLDS 4G – Aproximar Pedrógão, sendo  possível afirmar ter sido um ano positivo, enquadrado na situação calamitosa vivenciada a nível nacional, tendo esta circunscrito a edificação de algumas atividades preconizadas, bem como a necessidade de uma adaptação célere às novas contingências, novas necessidades emancipadas pelos efeitos da pandemia.

As inúmeras atividades levadas a cabo, transversais ao longo dos 4 Eixos de intervenção, numa lógica de descentralização e colmatar de lacunas existentes, nomeadamente assentes no isolamento geográfico observado, tem suportado um modo de atuar desconcertado com o centro do Concelho, numa lógica de proximidade e convergência no que respeita às assimetrias sociais observadas.

No decorrer do primeiro ano de projeto, no que concerne ao balanço total de destinatários, verificou-se a participação de cerca de 300 munícipes, transversais aos quatro eixos edificados.

Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação

Atividade 1 – “Capacitação 4G” – Desenvolvimento de sessões de informação e esclarecimento individuais e/ou coletivas sobre medidas ativas de apoio ao emprego, com a temática Elaboração de Curriculum Vitae – Nº de munícipes abrangidos: 27

Atividade 5 – “Apoio à formação e qualificação” – Informar e divulgar oportunidades de formação/qualificação, e encaminhar munícipes desempregados para ações de formação modular

Nº de munícipes encaminhados: 7

Nº de formações divulgadas: 33

Atividade 6 – “Pedrógão Grande + Responsabilidade Social” – Sensibilização dirigida a instituições e entidades locais para uma participação ativa de modo a promover a empregabilidade no concelho, criando uma rede de parceria e encaminhando para estas entidades a população desempregada.

Nº entidades abrangidas: 5

Nº de munícipes encaminhados: 7

 

Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental Preventiva da Pobreza Infantil

Atividade 9 – “Espaço Família” – Ações dirigidas a agregados familiares de baixos rendimentos com crianças, com o propósito de os apoiar em processos de qualificação familiar, que propiciem o desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e de aconselhamento em situação de crise.

Nº de famílias abrangidas: 6

Nº de atendimentos realizados: 17

Atividade 10 – “Espaço Família – Autocapacitação” – Promoção de sessão de treino de competências, individuais e em grupo, dinamização de ações de informação/capacitação, educação e igualdade parental.

Nº de famílias abrangidas: 25

Atividade 11 – “Aprender Divertidamente” – Sessões de desenvolvimento cognitivo e de estimulação de competências, fomentando métodos potenciadores de sucesso escolar, numa lógica preventiva.

Nº de crianças/jovens abrangidos: 83

Atividade 12 – “Da Montanha ao Mar” – Realização de atividades ocupacionais e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, em períodos pós-letivos e de interrupção escolar, numa lógica de inclusão.

Nº de crianças/jovens abrangidos: 25

Atividade 13 – “Cidadania para a vida” – Ações de sensibilização e consciencialização nos domínios da saúde, desporto, cultura e educação para uma cidadania plena, dirigidas a crianças/jovens.

Nº de crianças/jovens abrangidos: 110

 

Eixo 3 – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa

Atividade 14 – “Oficinas Intergeracionais” – Ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas.

Nº de munícipes: 8

Nº de ações: 13

Atividade 15 – “Entre Laços” – Ações de combate à solidão e ao isolamento, através da promoção de iniciativas/atividades pontuais dos habitantes isolados.

Nº de munícipes abrangidos: 90

Atividade 16 – “Aldeias de Pedrógão / A História Da Minha Aldeia” – Ações de recolha de valores e padrões culturais numa lógica promotora de inclusão social, integração/interpretação da realidade das localidades.

Nº de participantes: 5

 

Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários

Atividade 17 – “Associa-te” – Apoio às associações concelhias, numa lógica de descentralização e aproximação da população, com recurso a  atividades potenciadoras da dinamização local, favorecendo o combate á exclusão social.

Contato com 4 Associações Concelhias.

Atividade 19 – “O Sol e a Lua na minha Rua” – Apoio direto a indivíduos/ famílias em situação de isolamento social e geográfico, e acompanhamento dos mesmos. Promoção de direitos de cidadania e facilitar o acesso a bens e serviços essenciais.

Nº de munícipes abrangidos: 35

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top