Página da Freguesia de Alvares e Pessegueiro Com a colaboração do Padre Ramiro Moreira (Edição n.15)

 

24alvares

24pessegueiroNotícias da Freguesia de Alvares e Pessegueiro

O nosso Centro Social continua a ter muitos e generosos amigos, apesar das tentativas para o desacreditarem.

Agradecemos a um casal amigo do lugar de Sobral Bendito, freguesia do Pessegueiro, que no ofereceram 4 sacos de feijão-verde que deram ao lar de S. Mateus e uma caixa de cerejas. Obrigado ao Sr. Carlos Almeida e Maria da Conceição. Um amigo de longa data, sempre pronto a ajudar-nos, que quer o anonimato, doou o valor de 750,00€. O Sr. António Pires de Alvares doou várias curgetes. O Sr. Américo e esposa do lugar de Candeia deram também vários limões. Várias colaboradoras do Lar de S. Mateus deram várias hortaliças, ovos e limões. O Sr. Manuel Gonçalves, do lugar de Corga da vaca deu alfaces. O Sr. Jorge e esposa Laura, de Alvares deram uma caixa de ameixas amarelas. A D. Gracinda e marido, Sr. Cesar deram bolachas e bolos. Uma anónima deu couves de corte. A D. Maria Rosa Piedade Antão, de Cortes ofereceu ao centro social de alvares uma casa que possuía em Cortes, cuja a mesma se encontra à venda. A casa foi recentemente reconstruida e é composta por 3 quartos, sala, cozinha, wc, tendo também alguma mobília. Aceitam-se proposta de compra em carta fechada e lacrada. O grupo de mulheres, que organizou o jantar do dia da mulher em 2016, doou 2 balanças digitais no valor de 150,00€, cujas serão distribuídas, respectivamente, pelo lar de Cortes e lar de S. Mateus.

Que o Senhor a todos recompense.

Festas

Festa de São Tiago e Nossa Senhora do Desterro

Teve lugar no passado Domingo, dia 31 de Julho, a festa em honra de São Tiago e Nª Senhora do Desterro, na sua capela, junto ao lugar de Cabeçadas. Ainda continua a vir a esta capela muita gente do lugar de Amiosinho, Cabeçadas, Malhadas da Serra, Corterredor e Cadafaz.

No dia 6 de Agosto realiza-se a festa em honra da Nª Senhora da Piedade, no lugar de Simantorta, que consta de Celebração da Palavra, Distribuição da Comunhão e Sermão, pelas 15 horas. Presidido pelo Diácono Júlio Simões.

 

No passado dia 13 de Agosto realizaram-se as seguintes festas:

  • No lugar da Ramalheira, da freguesia do Pessegueiro, realizou-se a festa da Ana padroeira, Nossa Senhora das Preces, com missa solenizada com cânticos e sermão.
  • Também no dia 13 de Agosto realizou-se a festa em honra do padroeiro São José, no lugar de Fonte Limpa, freguesia de Alvares, com missa solenizada com cânticos e sermão.
  • Ainda no dia 13 de Agosto, no lugar de Roda Fundeira, realizou-se a festa dos padroeiros Nossa Senhora de Fátima e Senhor dos Aflitos. Esta festa foi presenciada pelo diácono Júlio Simões, com cânticos e sermão.
  • A festa da nossa senhora da Boa Viagem também se realizou no dia 13 de Agosto, com celebração da Palavra, sermão e procissão, presidida pelo diácono Júlio Simões, pelas 16 horas e 30 minutos.

No dia 14 de Agosto realizou-se no lugar dos Amieiros a festa em honra de nossa Senhora da Saúde padroeira daquele lugar e das Cabeçadas. Foi presidida pelo diácono Júlio Simões, pelas 10 horas e 30 minutos.

No dia 14 de Agosto, também na vila de Alvares se realizou a festa em honra de São Mateus com missa cantada, sermão e procissão. Presidido pelo nosso Pároco e com a colaboração do diácono Júlio Simões, que presidiu a procissão no fim da eucaristia. Abrilhantou esta festa a filarmónica da Pampilhosa da Serra e os arraias que se realizaram no largo do soito, foram muito animados e concorridos.

No dia 19 de Agosto foi prestada uma merecida homenagem ao nosso grande e bom amigo deste lugar de Carvoeiro da freguesia de Pessegueiro, Sr. Manuel da Conceição (Samarra). Às 20 horas e 30 minutos foi concelebrada a missa por alma do Sr. Manuel, pelo Pároco da freguesia e pelo Sr. Cónego Sertório. Nesta homenagem falaram além do Pároco, falaram além do Pároco da freguesia o Sr. Cónego Sertório, o Sr. Pedro e um familiar do Sr. Manuel, que enalteceram as grandes qualidades humanas do Sr. Manuel, que esteve sempre pronto a ajudar fosse quem fosse e que estava sempre à frente das iniciativas da sua comissão de melhoramentos e das obras e festas que realizavam na sua capela do Senhor do Bom Fim. No fim da eucaristia teve lugar uma procissão de velas em honra de nossa Senhora de Fátima.

No dia 20 de Agosto realizou-se pelas 15 horas a festa em honra do padroeiro o Senhor do Bom fim. Sob a presidência do diácono Júlio Simões com a celebração da palavra, sermão e procissão.

No dia 21 de Agosto, pelas 16 horas, realizou-se a festa de Sta. Margarida que se venera em Chá de Alvares, com missa cantada, sermão e procissão. A procissão foi presidida pelo diácono Júlio Simões e colaborou nesta festa a filarmónica de Pedrógão Pequeno. Os arraias foram animados e muito concorridos.

No dia 26, 27, 28 e 29 de Agosto realizou-se em Cortes a festa do seu padroeiro S. João Batista. A festa teve inicio no dia 26 de Agosto com uma missa na capela de São Cristóvão e procissão para a capela de São João Batista, pelas 18 horas e 30 minutos. No dia 28 de Agosto teve lugar a missa cantada na capela de São João Batista, sermão e procissão pelas 16 horas. Tomou parte desta festa a filarmónica Aurora Pedroguense (Pedrógão Pequeno) e presidiu a procissão o diácono Júlio Simões. Os arraias foram animados e muito concorridos.

Batizado

No passado dia 13 de Agosto foi batizado na igreja matriz de Alvares, a menina Vitória Coelho Machado, nascida em Londres, Inglaterra. Filha da Sra. Carla Margarida Rosa Coelho e Sr. Hélder José Fonseca Machado, foram padrinho o Sr. António Rosa Olivença e a menina Marisa Alice Rosa Coelho. Parabéns aos pais, padrinhos e avós e netos muita felicidade.

Curso de Formação

Aproximadamente 16 mulheres e homens da freguesia de Alvares estão a fazer formação. O curso é ministrado no salão dos Bombeiros Voluntários de Alvares, a parte teórica, e depois haverá a parte prática em diversos serviços. As pessoas que se encontram a frequentar esta formação recebem o rendimento mínimo nacional. Depois do curso serão integrados em diversos trabalhos comunitários.

Cortes

5 Senhoras do lugar de Cortes tomaram parte no curso nacional de pastoral litúrgica, que se realizou em Fátima de 25 a 29 de Julho. Estas senhoras já há vários anos que vão a Fátima tomar parte neste curso de Liturgia. O curso era subordinado ao tema: “A liturgia cume e fonte da misericórdia”.

Funerais

No passado dia 23 de Junho faleceu em Setúbal o Sr. Domingos Nunes Mateus, de 75 anos de idade, casado com D. Palmira da Conceição Reis Marques. O seu funeral realiza-se no dia 24 de Junho no cemitério de Cortes.

No dia 17 de Julho faleceu em Odivelas o Sr. Manuel Barata Antunes, de 69 anos de idade, casado com a Sra. Fernanda Antunes Alves Moreira. Era natural do lugar de Coelhal e seu funeral realizou-se no dia 18 de Julho para o cemitério de Pessegueiro.

No dia 18 de Julho faleceu a Sra. Ermelinda de Jesus Morais, de 73 anos de idade, viúva de Guilhermino José. Era natural da Vila de Alvares e foi sepultada no dia 19 de Julho no cemitério de Alvares.

No dia 19 de Julho faleceu em Lisboa a Sra. Alice Henriques Martins com 90 anos de idade. Era natural do lugar de Amioso do Senhor e foi sepultada no cemitério de Alvares no dia 20 de Julho.

No dia 19 de Julho faleceu em Coimbra o Sr. José Martins da Costa com 88 anos de idade. Era natural de Chã de Alvares e foi sepultado no dia 20 de Julho no cemitério de Chã de Alvares.

No dia 2 de Agosto faleceu em Chã de Alvares a Sra. Maria da Encarnação Rosa, que contava 84 anos de idade o seu funeral realizou-se no dia seguinte para o cemitério local, após a missa de corpo presente.

No dia 3 de Agosto, faleceu em Mafra o Sr. Manuel Martins com 82 anos de idade, o seu funeral realizou-se no dia seguinte para o cemitério de Alvares, após a missa de corpo presente.

Paz às suas almas e sentidos pêsames às famílias enlutadas.

 

Comments are closed.

Scroll To Top