Outono

Levantam-se os ventos, caiem as folhas.

Levantam-se as artrites, caiem os reumatismos.

Levantam-se as gripes, enchem-se as camas.

Fazem-se tisanas, da queda das folhas, p’lo soprar dos ventos.

Por incrível que pareça, na maior parte dos casos, a gripe é benéfica, mesmo que incómoda pelo mal-estar que provoca.
O estado gripal ligeiro, tem um papel depurativo no organismo, sendo uma doença que acaba por gerar saúde. Pode acontecer sem causar preocupações, em crianças a partir dos 4 anos até a adultos sem limite de idade.
É necessário tomarem-se precauções e reduzir ao máximo os seus efeitos em pessoas portadoras de H.I.V., idosos com patologias preocupantes e todos aqueles, mesmo que jovens, com deficiências pulmonares ou cardiovasculares.
Nestes casos, ou noutros mais gravosos, que por acaso não referi, aconselho a vacina. Apesar de ser Naturólogo, não sou fundamentalista. Não tenho dúvidas dos efeitos colaterais que a vacina provoca, mas vale mais um doente vivo que um morto saudável!
Convém não esquecer que a prevenção começa na boca. Os alimentos contendo vitaminas A, B e C são indispensáveis.
Como o que comemos é cada vez mais deficiente, solicite ao seu clínico as doses possíveis, sem risco, ajudando-se com os suplementos. Não o faça por auto medicação ou conselho de incompetentes que estão atrás de alguns balcões. A pior indicação é a de um amigo que já fez esse tratamento há imenso tempo e se deu muito bem!!! O que foi bom para ele não quer dizer que o seja para si. Tomar equinácea, “tumentosa” ou “unha de gato” é uma excelente opção, sem contra indicações, no entanto a 1ª é proibitiva para o grupo O.
A vacina por si só não é suficiente. O recurso a alguns suplementos referidos e outros que mais à frente indicaremos, são imprescindíveis. É frequente ter-se conhecimento de pessoas que foram vacinadas e depois serem gravemente afetadas pela enfermidade, atingindo o sistema imunológico.
Por incrível que pareça, em testes efetuados com suplementos específicos ao reforço imunitário, a indivíduos portadores de H.I.V., demonstrou-se uma regressão da doença, sem paralelo e sem recurso a outras terapias. Com este à parte, pretendo chamar a atenção para o interesse de atuarmos com estes produtos, tanto na cura como na prevenção, reforçando as nossas defesas.
As asmas brônquicas e alergias, de uma forma geral, mais não são do que o resultado da acumulação de toxinas e, também, a falência do sistema imunológico. O mesmo se passa com as sinusites e as renites, cuja cura, de uma forma simples, está ao alcance de 99% das pessoas.
Se é afetado frequentemente por gripes, faringites, asma ou sinusite, deverá ter, certamente, uma ou mais das deficiências que a seguir vou apontar: prisão de ventre; falta de transpiração corporal e, provavelmente, excesso de transpiração nas mãos ou nos pés; baixa temperatura dos pés, durante o tempo frio; urinar em quantidades reduzidas e também a urina ter cor escura ou cheiro.
Corrigir uma destas situações e reforçar o sistema imunológico é a solução para resolver estes incómodos que surgem, geralmente, nas mudanças de estação.
Existem pessoas que nunca se constipam ou fazem febre – Atenção, podem estar muito doentes!
Vou lançar um repto aos leitores. Se conhecerem alguém que padeça de uma cancro, perguntem-lhe se ultimamente se tem constipado ou se sente febre. Posso garantir que, a grande maioria, não sente nem um nem outro sintoma. Posso ainda acrescentar que se lhes for medida a temperatura esta varia entre os 35º e os 36,5º, nunca atingindo valores superiores. Não quero com isto dizer que todos aqueles que não adoecem, sejam doentes! A única coisa que quero alertar é para o facto de terem atenção e verificarem se a vossa temperatura oscila entre os 36,5º e os 37º. Caso contrário, serão fortes candidatos a doenças cancerígenas ou degenerativas.
Vigiem o vosso estado de saúde e compensem o organismo com reforços para o sistema imunológico. Estas são atitudes indispensáveis para que, de futuro, não surjam problemas.
Para aqueles que, uma ou duas vezes por ano, são surpreendidos pelos avisos de uma gripe, peço-vos veementemente, que não vão a correr ao hospital ou outros locais de fortes concentrações de doenças, pois podem entrar com uma simples gripe e sair com uma pneumonia! Isto, para não alarmar mais, pois é possível que alguma bactéria com características mais graves goste de se desenvolver no vosso organismo!!!
Antes de tomarem uma atitude mais precipitada, logo que sintam os primeiros sintomas, não faz mal a ninguém, (caso não haja alergia a estes produtos), tomar um pouco de propólis, equinácea e geleia real. Uma óptima ajuda é ferver, em lume brando, duas ou três folhas de eucalipto, para uma chávena de água, durante dois a três minutos. Retirar as folhas e juntar ao líquido uma colher de sopa de mel e sumo de ½ limão, voltando a ferver esta mistura durante ½ minuto. Depois toma esta tisana quando se deitar, abafa-se bem e deixa-se transpirar. Pode repetir esta operação mais cinco vezes, de manhã e à noite, não devendo tomar mais do que isso, uma vez que tomar em excesso a tisana de eucalipto pode dar origem a uma ligeira toxidade. Se ao tomar pela segunda vez esta tisana, não sentir melhoras, deve procurar o seu clínico, uma vez que, provavelmente, poderá estar perante uma infeção bacteriana e só com uma ação enérgica poderá resolver o problema.
Contrariamente ao que é muitas vezes mencionado, a laranja não é remédio milagroso, bem pelo contrário. Se por ventura, quando a ingerir, não se sentir bem, não insista. Tem como alternativa a tangerina, com exceção para as pessoas com os grupos sanguíneos tipo A ou AB. O kiwi, para os que pertencem ao grupo sanguíneo tipo O, é um perfeito veneno. A alternativa será o abacaxi, o gengibre e o aipo. Estes alimentos também são muito bons para os de tipo B.
Uma cápsula de alho (das que só rebentam no intestino, tendo a particularidade de não deitarem qualquer cheiro), se for tomada no meio do Verão, talvez torne o Inverno mais ameno. Se começar a tomar nesta altura do ano, poderá ter uma Primavera mais risonha!
Para aqueles que têm tanto que fazer e pouco tempo têm para viver a Vida e cujo mal é terem imensa tosse, a solução fácil será juntar um antitússico a um copo de água, tomá-lo e com certeza que irão perder menos tempo a tossir! Para aqueles que viver é importante, poderão fazer o seguinte xarope: fatiar o cato da Figueira-da-índia, alternando com rodelas finas de limão e juntar açúcar mascavado ou amarelo. Dá um xarope que deve ser coado em pano fino. Tomar, de hora a hora, uma colher de sopa para os adultos e uma de chá para as crianças. Por mais rebelde que seja a tosse, mesmo a tosse convulsa, garanto que desaparecerá em dois ou três dias. Se tal não acontecer, procure o seu médico, pois o caso será mais grave.
No auge do Inverno a humidade e o frio intenso atacam as articulações das pessoas mais idosas, sendo no entanto frequente ouvir pessoas de meia idade com as mesmas queixas. Se pretenderem alterar esta situação, a toma regular de Glucosamina, Condroitina, Magnésio e Vitamina C é imprescindível. Poder-se-à juntar a Cavalinha, o Salgueiro-branco, o Manganés, o Cobre, o Ouro e a Prata. Cataplasmas quentes de argila amassada com água salgada ajuda a amenizar as dores.
Se tem os pés muito frios no Inverno e se isso o incomoda, comece hoje mesmo a fazer um banho de pés para ativar a circulação. Deve fazê-lo todos os dias ao levantar. Este banho consiste em “marcar passo” em água fria, com a água pelos tornozelos, durante um minuto. Não é necessário mais tempo, para que os pés, ao fim de uma semana, não arrefeçam e se tiver tendência para frieiras, elas desapareçam.

Comments are closed.

Scroll To Top