Os Heróis da Nossa Terra

Foi apresentado na Casa da Cultura, no passado dia 24 de Julho, Dia do Concelho, o livro do nosso colaborador Luís Marques Cunha: “Os Heróis da Nossa Terra – Pedroguenses e Castanheirenses na I Guerra Mundial”.

O livro é uma recolha de dados sobre os militares que de Pedrógão Grande e Castanheira de Pera (todos eles naturais de Pedrógão Grande, como referiu o autor, já que o concelho de Castanheira de Pera apenas foi formado em 1914 destacando-se de Pedrógão Grande) partiram para o primeiro conflito global que o planeta conheceu, combatendo em África e na Europa ao lado dos aliados, contra a Alemanha.

Em breve intervenção, Valdemar Alves referiu que este é um livro que honra os pedroguenses e também os portugueses, reiterando que o município vai continuar a apoiar os escritores pedroguenses. Por sua vez, Carlos do Jogo, presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão Grande, salientou a importância da obra pela preservação da memória e importância desta ficar registada.

O também nosso colaborador Aires Henriques fez de seguida a apresentação da obra, fazendo uma síntese do ambiente político e social na Europa e Portugal de então, e as razões da nossa entrada na Grande Guerra, como ficou conhecido o conflito.

O autor falou de seguida, dando conta das dificuldades em recolher a informação, e principalmente em obter os registos fotográficos dos muitos militares que partiram para a Guerra, deixando um apelo para que familiares de militares referidos na obra e que tenham algum registo fotográfico dos seus antepassados, que o disponibilizem, uma vez que tal poderá motivar e enriquecer uma possível segunda edição.

De entre a assistência registaram-se várias intervenções, do historiador José Miguel Mora que saudou o autor e a sua obra, que considerou importante, Teresa Denis, presidente da Casa de Pedrógão Grande, que ofereceu as instalações da associação para uma apresentação em Lisboa, da professora Maria Laura, natural de Castanheira de Pera e descendente do Alferes Alberto Barreto de Carvalho, referido no livro, e da presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, Alda Carvalho, que felicitou igualmente o autor pela importância desta obra agora apresentada.

Após a apresentação, Luís Marques Cunha disponibilizou-se para autografar o livro a quem o pretendesse, tendo sido bastante solicitado.

António B. Carreira

Comments are closed.

Scroll To Top