O Livro do Mês de Maio é: Sophia de Mello Breyner Andresen

Naquele que é mais um esforço para apelar à (boa) leitura, o jornal O Ribeira de Pera convidou a Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude, que integra os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, a deixar mensalmente uma sugestão de leitura para os nossos leitores.
Aqui fica a sugestão da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos

Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. Luz, verticalidade e magia estão quase sempre presentes, quer na sua obra poética, quer na importante obra para crianças que, de início, se destinava aos seus cinco filhos, mas que rapidamente se transformou num clássico da literatura infantil em títulos como o Rapaz de Bronze, a Fada Oriana ou a Menina do Mar.

“Sophia de Mello Breyner Andresen é uma das vozes mais nobres da poesia portuguesa do nosso tempo. Entendamos, por sob a música dos seus versos, um apelo generoso, uma comunhão humana, um calor de vida, uma franqueza rude no amor, um clamor irredutível de liberdade – aos quais, como o poeta ensina, devemos erguer-nos sem compromissos nem vacilações.” (Jorge de Sena, “Alguns Poetas de 1938” in Colóquio : Revista de Artes e Letras, nº 1, Janeiro de 1959.

A par com a escrita desenvolveu uma forte intervenção cívica contra a ditadura de Salazar, tendo sido eleita deputada pelo PS, após o 25 de abril de 74.

 

Comments are closed.

Scroll To Top