Notícias: Região de Leiria

Nerlei

A Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) foi eleita como representante regional da rede de Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), para a área da comunidade intermunicipal da região leiriense.
A escolha da Nerlei decorreu durante o II Encontro Nacional de CQEP, que teve lugar em Aveiro, sendo atribuídas, a esta associação empresarial, responsabilidades ao nível da “melhoria da ligação entre as respostas educativas e formativas e as necessidades identificadas em cada território e com o objectivo de desencadear os mecanismos que facilitem a efectiva articulação” entre a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e as “especificidades das dinâmicas territoriais”.
A Nerlei considera esta eleição como “mais uma prova de reconhecimento pelo trabalho que tem prestado nesta área da qualificação de adultos”, recordando que os CQEP vieram substituir os anteriores Centros Novas Oportunidades (CNO) e que o CNO da associação leiriense “foi dos primeiros a iniciar a sua actividade no distrito de Leiria, em Agosto de 2004”.
O território sob a responsabilidade da Nerlei abrange dez concelhos do distrito de Leiria. São eles os de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós, sabendo-se que, neles, estão localizados doze CQEP.

 

IPL para Universidade

Depois da Comissão Política Distrital de Leiria do PSD ter manifestado a sua intenção na passagem do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) a Universidade surge, agora, um novo e importante reforço no apoio a tal evolução.
Uma proposta apresentada pelo pombalense e deputado do PSD, eleito por Leiria, Pedro Pimpão, foi aprovada, por unanimidade, durante a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, que integra dez Municípios da região leiriense (Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra).
Aprovada por unanimidade, a proposta de Pedro Pimpão, de “apoio incondicional à evolução do Politécnico de Leiria para Universidade”, acabaria por ser subscrita pelos deputados de todos os partidos, “uma vez que, tratando-se de um desígnio da região, é muito mais forte aquilo que nos une do que aquilo que nos separa”.
O próprio Conselho Intermunicipal, que reúne todos os presidentes das Câmaras Municipais da Região de Leiria, aprovou, igualmente, uma deliberação de apoio “a esta legítima pretensão do IPL”.
Na moção aprovada, considera-se que o IPL “é uma instituição de ensino superior de referência no nosso País, com dimensão internacional, um significativo impacto económico-social e uma abrangência populacional significativa, com influência em mais de 700.000 pessoas residentes na região de Leiria e Oeste”.
Os deputados da região de Leiria alegam, ainda, que o IPL “tem assumido uma forte aposta nas áreas da investigação, da inovação, da internacionalização e na própria qualificação do corpo docente” reunindo, assim, “todos os requisitos legais para poder ministrar o grau de doutoramento e ter, na sua designação, a menção de Universidade”.
A tomada de posição da Assembleia Intermunicipal da Região de Leiria surge na sequência da deliberação do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria, na qual é assumido, publicamente, “a pretensão do Politécnico evoluir para Universidade, estando cumpridos todos os parâmetros para este efeito”.

Fonte Rádio Pombal/97FM

Comments are closed.

Scroll To Top