Notícias das Freguesias de Alvares e Pessegueiro

Festa da Primeira Comunhão e Profissão de Fé

No passado dia 15 de Junho, dia do Corpo de Deus, oito crianças da nossa Freguesia fizeram a festa da sua Primeira Comunhão: Martim Gonçalves Fernandes Managil, Tomás Gonçalves Dias Antunes, Madalena Lourenço Cardeira, Lali Tavares das Neves, Bernardo Dias Cardoso, Rafael Conde Rebelo, Gonçalo Alexandre Augusto Dias e Simão Miguel Antão Neves.

Também nesse dia fizeram a sua festa da Profissão de Fé: Beatriz Gomes dos Santos, Diogo Alexandre Dias Baeta, Faustina Santos Pereira e Nuno Miguel Garcia dos Santos.

O nosso bem-haja aos catequistas: Sr. João Filipe, Sr. Manuel Gonçalves, D. Aldina, D. Silvina, D. Prazeres, D. Fernanda e D. Adelita.

No próximo dia 9 de Julho vão receber o sacramento do Crisma, na Freguesia de Coja, os seguintes jovens da nossa paróquia: João Miguel Alves Domingos, Ivo Miguel Augusto Dias, Beatriz Alves Neves, Tatiana Santos Pereira, Nuno Miguel Garcia dos Santos, Carolina Dias Antunes e Duarte Bernardo Dias Lourenço. O nosso bem-haja aos catequistas, Sr. Manuel Gonçalves e D. Aldina.

 

Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares

Todos os meses é festejado o aniversário natalício dos nossos utentes. Assim, no Lar de São Mateus 5 utentes celebraram o seu aniversário: no dia 10 de Junho, D. Adélia Rodrigues, 90 anos; também no dia 10 de Junho, Sr. Álvaro Gusmão, 89 anos; no dia 18 de Junho, Sr. Manuel Godinho, 89 anos; no dia 21 de Junho, Sr. Jaime Almeida, 90 anos; e no dia 26 de Junho, D. Maria Amélia, 88 anos. Além de muitos deles celebrarem o seu aniversário no próprio dia com familiares, há um dia para, em conjunto, esse dia ser celebrado no Lar de São Mateus, na última 5ª feira de cada mês. No Lar de Cortes, os aniversários natalícios são celebrados na última 4ª feira do mês por todos os utentes e trabalhadores. Assim, no mês de Junho celebraram o seu aniversário: no dia 5, o Sr. Manuel Lopes, 87 anos; no dia 7, a D. Maria Rosa de Deus, 83 anos; no dia 19, a D. Maria Isilda Nunes, 86 anos; e no dia 23, a D. Maria Odete Almeida, 70 anos.

 

Visita aos Lares de Dornelas

Três elementos da Direção do Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares foram visitar os Lares de Dornelas do Zêzere. O Lar novo, recentemente inaugurado, é um autêntico hotel de cinco estrelas. Tiveram muitas ajudas do Estado, do Instituto da Segurança Social, ajuda técnica, coisa que não tivemos no Lar de São Mateus de Alvares. O motivo desta visita foi ver como é feito o aquecimento com lenha no Lar mais antigo. Trouxemos algumas ideias que vamos pôr em prática.

 

Peregrinação Diocesana a Fátima

No próximo dia 8 de Julho faz-se a peregrinação diocesana a Fátima presidida pelo Sr. Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. O Sr. João Filipe de Cortes já tem inscrições para um autocarro de 50 pessoas, mas podem inscrever-se mais pessoas.

 

Igreja Diocesana

Este ano o dia da Igreja Diocesana foi celebrado no Santuário de Nossa Senhora das Preces na paróquia da Aldeia dos Dez, no passado domingo, dia 18 de Junho, dia em que se celebrou também o encerramento da Visita Pastoral que o nosso Bispo fez a todas as paróquias do Arciprestado Nordeste.

Tomou parte nesta celebração uma pequena multidão de fiéis de todo o arciprestado, com os seus párocos e diáconos.

 

Casal Novo

No passado dia 17 de Junho o povo do Casal Novo realizou a festa do seu padroeiro, Santo António. A capela estava completamente cheia de fiéis que com muita fé viveu esta festa em honra do seu padroeiro. Foram mordomos o Sr. António Lopes Alves e sua esposa Maria, que continuarão no próximo ano.

 

Chã de Alvares

Todas as portas da capela de Santa Margarida foram reparadas porque já têm mais de 50 anos e necessitavam dessas reparações e de pintura. Está uma obra perfeita, realizada pelo Sr. António Marques de Almeida. Os nossos grandes e bons amigos, das Tulhas, Sr. Eng. Padrão, já falecido, e sua esposa, a Srª D. Beatriz, é que mandaram executar esta obra de restauro e a pagaram. Todo o povo cristão de Chã de Alvares agradece a estes bons e generosos amigos. Que Deus os recompense.

 

Amioso Fundeiro

A capela de Amioso Fundeiro e este lugar e o lugar da Lomba têm como padroeiro São Pedro. Já há alguns anos que não se realizava a festa de São Pedro nestes lugares. Neste vai ser realizada no próximo dia 2 de Julho com a Celebração da Palavra, pregação e procissão às 10h. Vem presidir a esta festa o Diácono, Sr. Júlio Simões.

 

Malhadas da Serra

Nos passados dias 3 e 4 de Junho este lugar esteve em festa. Realizou-se a festa do seu padroeiro, o Divino Espírito Santo. No dia 3 teve lugar a solene Celebração da Palavra, o sermão e a procissão, e esta celebração foi solenizada pela Filarmónica de Góis. No dia 4, às 12.30h, foi benzido o bodo e logo a seguir teve lugar a Celebração da Palavra, o sermão e a distribuição do bodo. Presidiu a esta festa o Diácono, Sr. Júlio Simões.

 

Falecimentos

No passado dia 3 de Junho faleceu no Cartaxo o Sr. Henriquino da Silva Lourenço com 77 anos de idade. O funeral realizou-se no cemitério de Cortes.

No passado dia 13 de Junho faleceu no Lar de Cortes a D. Florinda da Encarnação Neves, natural da Roda Cimeira, com 92 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 15 de Junho no cemitério de Roda Cimeira.

No passado dia 13 de Junho faleceu em Lisboa a Srª Georgina Tavares Mateus, com 79 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 15 de Junho para o cemitério de Cortes, sob presidência do Diácono, Sr. Júlio Simões.

No passado dia 14 de Junho faleceu na Figueira da Foz a Srª Alzira Neves, natural de Roda Cimeira, com 91 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 16 de Junho para o cemitério de Roda Cimeira.

No passado dia 15 de Junho faleceu em Cortes a Srª Maria Augusta com 88 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 16 de Junho para o cemitério de Cortes.

No passado dia 29 de Junho faleceu em Cortes a D. Gracinda do Sacramento Martins, com 89 anos. O seu funeral realizou-se em Roda Cimeira, de onde era natural, no dia 30 de Junho.

Paz às suas almas e sentidos pêsames a todas as famílias enlutadas.

 

Ofertas feitas ao Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares

Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande: produtos alimentícios, águas, etc.

Farmácia Baeta e Rebelo (direção técnica Dr Carlos Alberto Pereira): material de tratamento a feridas, colaboração no envio de medicação sem receita por nos encontrarmos sem sistema informático.

Serviços sociais da Câmara Municipal de Lisboa: material de higiene, material veterinário, roupas (para o município de Pedrógão Grande), material clínico, outros.

Grupo de Felgueiras, com a colaboração da Agoja Noivas, Felraposo – transportes e mercadorias LDA e Felmag Indústrias de Calçado: roupas (para o município de Pedrógão Grande), móveis, alimentação para animais (para o município de Pedrógão Grande), produtos de higiene, brinquedos, material de primeiros socorros, outros.

Colaboração com a APFISIO através da fisioterapeuta Ana Lopes: voluntariado de 3 fisioterapeutas na área cardio-respiratória das funcionárias e dos utentes.

 

 

 

Voto de Gratidão

O Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares encontra-se bastante orgulhoso e especialmente agradecido aos nossos colaboradores e colaboradoras que prescindiram de folgas, férias e inúmeras horas de descanso para se dedicarem, sem reservas, a servir a Instituição durante este trágico incêndio da Freguesia de Alvares, cuidando sem interrupções dos nossos Utentes e de todos os que procuraram apoio junto de nós.

É preciso ter coragem para ser diferente e muita competência para fazer a diferença.

Bem hajam todos e todas que deixaram a sua marca de dedicação, carinho e fidelidade nesta Instituição!

O Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares está, ainda, eternamente grato aos Bombeiros que ajudaram a salvar o Lar São Mateus de Alvares e o Lar de Cortes das chamas que assolaram a nossa Freguesia.

 

Quadras de agradecimento escritas pela D. Conceição Antão, 91 anos, Utente do Lar São Mateus de Alvares

 

O nosso Lar São Mateus

Em grande aflição

Com os nossos nobres Bombeiros

E com todos os que lhes deram a mão

 

Connosco estão guardados

Todos os Bombeiros no nosso coração

Aquelas chamas tão altas tiveram de afrontar

Mas São Mateus pôs as mãos a todos os que vieram ajudar

 

Obrigada aos Bombeiros

E a todos os pobres que assistiram

Que vieram ajudar

E a tanta gente acudiram

 

Bem-hajam Bombeiros

Que a todos quiseram salvar

Que sejam sempre livres daquelas chamas

Que andaram pelo ar

 

Comments are closed.

Scroll To Top