Notícias da Freguesia de Alvares e Pessegueiro: Com a colaboração do Padre Ramiro Moreira (Edição nº 12)

Centro Paroquial Social de Alvares

No passado dia 15 de Abril realizou-se no salão polivalente do Lar de São Mateus a 8ª reunião dos sacerdotes e diáconos do Arciprestado do Nordeste.

Esta reunião de trabalho teve início às 10 horas com a presença de 11 padres, 5 diáconos e do vigário episcopal da pastoral, durante cerca de 2 horas. Foram discutidas os 3 pontos da agenda apresentada pelo Sr. Arcipreste, Pe. João Fernando.

O primeiro ponto da agenda foi dar a conhecer a situação da preparação do dia da igreja diocesana a realizar em cada unidade pastoral de Góis a que pertencem as freguesias de Góis, Alvares, Pessegueiro, Vila Nova do Ceira, Cadafaz e Colmeal, reúne com dois párocos e alguns leigos em Góis no próximo dia 1 de Maio às16h30.

Todas as outras unidades pastorais estão a trabalhar bem para que o dia da Igreja diocesana seja um êxito.

O segundo ponto da agenda de trabalho era saber como dinamizar os diversos sectores da pastoral do arciprestado.

  1. Na equipa de formação de leigos ficaram Pe. Rodolfo e o Diácono Francisco Prior.
  2. Na pastoral familiar ficam o vigário Episcopal, Cónego Martins.
  3. Na equipa da comunicação social ficaram o Sr. Orlando e o diácono Francisco Prior.
  4. Para a equipa da pastoral vocacional fica o Pe. António de Oliveira do Hospital.
  5. Na equipa dos ministérios locais ficaram o vigário episcopal e o diácono Rui de Coja.
  6. Para a equipa de preparação da visita pastoral do Sr. Bispo, fica o Sr. Arcipreste.
  7. Na pastoral juvenil ficaram o Pe. Orlando e o Diácono Francisco Prior.
  8. Na equipa da catequese ficaram o Pe. Rodolfo e o Pe. Paulo de Oliveira do Hospital.

Esta reunião de trabalho terminou por volta das 13h00, com o almoço servido no lar de São Mateus.

Mercadinho da Primavera

Realizou-se o “Mercadinho da Primavera” no largo do Soito no dia 24 de Abril.

Para os mais novos e para os mais velhos que já não se lembrem, recordo que ainda não há muitos anos se fazia uma grande feira no Largo do Soito, onde se vendiam roupas, calçado, queijos, frangos leitões, produtos da terra e tantas outras coisas. Vinham todos os meses, também, dois ourives.

Em 5 de Maior de 1953 o páraco de então, Sr. Pe. Carlos, começou a mentalizar o povo através da comarca de Arganil para a criação de uma feira em Alvares, pelo menos mensalmente

Dizia “Não há Vila de Mediana importância que não tenha hoje a sua feira… não será despropositado que se venham falar aqui de uma feira em Alvares. Ela é precisa, ela é mesmo indispensável.” e continuava o artigo.

O certo, é que esta feira só foi criada em 1964 quando era páraco da freguesia o Sr. Pe. Antonino de Brito. Até 1989 realizava-se à segunda quarta-feira de cada mês. A partir desse ano começou a realizar-se no segundo domingo de cada mês.

Como recordação e para lembrar o passado realizou-se no passado Domingo o “Mercadinho de Primavera”.

Casal Novo

Os antigos soldados do ultramar reúnem-se no lugar de Casal Novo no próximo dia 30 Maio. Às 11h00 será  celebrada uma missa por todos os soldados falecidos e pela intenção dos vivos. O almoço será servido na casa de convívio local às 13h00.

Capela de São Sebastião

Brevemente esta capela vai estar em obras restauração que são bem necessárias, esta capela serve também de capela mortuária.

Falecimentos

No dia 5 de Abril faleceu no Lar de São Mateus a Sra. Encarnação Domingos, natural do lugar de Amiosinho, que contava 79 anos e era casada com o Sr. Manuel Dias Nunes. O funeral realizou-se para o cemitério de Alvares.

No dia 10 de Abril faleceu no Lar de São Mateus a Sra. Maria Conceição Henriques, que contava 91 anos de idade. O funeral realizou-se para o cemitério de Alvares.

Paz às suas almas e sentido pêsames às famílias enlutadas.

 

Comments are closed.

Scroll To Top