NERLEI leva 17 empresas à Bosch Termotecnologia

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria levou 17 empresas da região de Leiria em visita à Bosch Termotecnologia, em Aveiro, numa ação denominada benchmarking tour, que tem como objetivo a “partilha de boas práticas entre empresas e sensibilizar as PME (pequenas e médias empresas) para os desafios futuros através da promoção de visitas a empresas modelo”.

A visita decorreu no dia 24 de junho e o grau de satisfação dos participantes foi bastante elevado. Henrique Carvalho, diretor executivo da NERLEI, que acompanhou a comitiva, refere que foi “muito interessante, a constatação de que, para além da tecnologia, o foco da empresa visitada são as pessoas e a rentabilidade. Não existe de todo, uma aposta na tecnologia pela tecnologia. As decisões são muito ponderadas e prudentes tendo em conta os benefícios que proporcionam para a rentabilidade da organização e para os colaboradores”. Agradecendo à Bosch Termotecnologia a forma como recebeu o grupo e acolheu de braços abertos a iniciativa, o diretor executivo da NERLEI conclui que “foi muito importante para efeitos de networking. Muitos dos participantes não se conheciam e fazer estas pontes é um papel importante da NERLEI e estas iniciativas contribuem muito para o efeito”.

Os participantes nesta 1ª Benchmarking Tour tiveram a possibilidade de visitar a fábrica da Bosch Termotecnologia, conhecer a abordagem desta empresa aos desafios da indústria 4.0 e ver a funcionar três casos concretos da sua aplicação na gestão e no “chão-de-fábrica”. Houve ainda contacto direto com a equipa responsável por esta área, bem como a possibilidade de colocar questões concretas.

Esta ação insere-se no projeto conjunto da NERLEI EMPRESAS 4.0, sendo que estão ainda previstas mais duas ações semelhantes.

Para cumprir o seu objetivo o projeto EMPRESAS 4.0 prevê intervenções nas empresas, com um apoio de 50% das despesas, em áreas tão diversas como:

– Apoio à adesão à indústria 4.0 – Economia Digital;

– Apoio à adesão à indústria 4.0 – Logística e Operações de Produção,

– Apoio à adesão à indústria 4.0 – Reconversão da Atividade Industrial/Desenvolvimento de Novos Produtos/Serviços;

– Apoio à adesão à indústria 4.0 – Interoperabilidade de Sistemas;

– Planeamento e controlo de gestão;

– Sistema de avaliação e gestão de desempenho organizacional;

– Implementação da metodologia de Balanced Scorecard;

– Implementação de Lean Management;

– Implementação da Eco-Inovação;

– Plano de reestruturação da marca;

– Implementação de software de gestão.

Neste momento, já aderiram ao projeto 43 empresas, mas ainda há disponibilidade de vagas em todas as áreas. Mais informações podem ser obtidas em www.empresas40.pt ou através do Departamento de Apoio Técnico da NERLEI.

O Projeto EMPRESAS 4.0, promovido pela NERLEI, tem como objetivo apoiar e potenciar o processo de preparação das PME para os desafios da Indústria 4.0 através de um reforço das suas capacidades de organização e gestão. Este reforço será feito apostando nos recursos humanos, gestão, estratégia, inovação, eficiência e marketing com vista à promoção da produtividade e competitividade organizacional nas empresas. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 2.082.941,17 euros, dos quais 1.150.824,99 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Comments are closed.

Scroll To Top