NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria

Arranca mais uma edição do projeto MOVE PME

NERLEI disponibiliza formação-ação às empresas com apoio de 90% das despesas

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria tem aprovada e já está a aceitar inscrições de empresas que queiram participar na nova edição do projeto MOVE PME, que conta com uma taxa máxima de financiamento de 90 por cento.

Este ciclo do MOVE, que agora se inicia, prevê apoiar um total de 54 empresas: 10 micro, 27 pequenas, 17 médias; em 4 áreas de intervenção distintas:

Organização e Gestão

Capitalizar: Otimização de Recursos Financeiros

Economia Digital

Indústria 4.0

O MOVE PME é um projeto de formação-ação que compreende a realização de formação em sala e a consultoria especializada nas empresas. O modelo de intervenção privilegia a inovação face aos modelos tradicionais de formação, onde pontifica a formação em grupo, em sala de aula, sendo orientado para resolução de problemas concretos das empresas. Privilegia-se a atuação em contexto de trabalho, com total centralidade na vertente de desenvolvimento de competências e valorizando a sua contextualização no ambiente de trabalho e na resposta aos problemas identificados.

As empresas interessadas em participar podem obter mais informações em www.nerlei.pt ou contactando o Departamento de Formação e Qualificação Profissional da NERLEI para formacao@nerlei.pt.

O presente projeto conjunto pretende apoiar as PME, reforçando a formação de empresários para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do POCI – Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização, com um investimento total de 572.173,75 euros, dos quais 514.956,37 euros são financiados através do Fundo Social Europeu.

 

NERLEI leva empresas ao Canadá com apoio de 50% nas despesas

O Canadá é a próxima aposta da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas.

Entre 2 e 6 de dezembro de 2019, a NERLEI vai levar a Toronto, no Canadá, uma comitiva de empresas que tenham interesse em conhecer este mercado ou em reforçar contactos já existentes, apoiando-as nas despesas elegíveis em 50%.

O Canadá é um dos países mais desenvolvidos e ricos do mundo e apresenta uma taxa de crescimento da economia positiva. Tem um elevado nível de vida, o consumo privado é elevado e demonstra apreço por produtos de consumo europeus. Os setores com maior potencial neste mercado são: cerâmica (utilitária e decorativa), rochas ornamentais, madeiras, metalomecânica, cutelarias e utensílios para o lar.

Esta ação está inserida no Projeto International Business 2018-2020, promovido pela NERLEI, que tem como objetivo desenvolver e reforçar as capacidades das PME no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da base e da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 4.095.686,02 euros, dos quais 2.221.511,25 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Pela primeira vez NERLEI acompanha empresas a feira Host Milano em Itália

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria volta a alargar o seu apoio à participação de empresas em feiras internacionais organizando, pela primeira vez, uma participação conjunta de empresas portuguesas na Host Milano, feira líder mundial dedicada ao mundo da restauração e hotelaria, que decorre em Milão, Itália, de 18 a 22 de outubro de 2019.

Esta é uma feira que se realiza de 2 em 2 anos e é considerada o evento de referência para os operadores profissionais do canal HORECA e o local onde estes podem encontrar e conhecer a melhor oferta e as novidades e tendências em termos de equipamentos, matérias-primas, maquinarias e produtos semiacabados. Na edição de 2017, teve 2615 expositores e 187.602 visitantes, de mais de 177 países. Para a edição de 2019, estarão presentes 31 empresas portuguesas, sendo que o apoio da NERLEI permitiu que algumas empresas pudessem participar pela primeira vez nesta feira internacional.

Esta ação está inserida no Projeto International Business 2018-2020, promovido pela NERLEI, que tem como objetivo desenvolver e reforçar as capacidades das PME no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da base e da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 4.143.791,02 euros, dos quais 2.244.254,22 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Arranca 2ª edição do Melhor Turismo 2020

NERLEI tem projeto para apoiar 32 empresas ligadas ao sector do turismo

A candidatura ao programa formação-ação “Melhor Turismo 2020”, que a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria apresentou em maio ao Portugal 2020, já está aprovada.

O Melhor Turismo 2020, através da sua intervenção nas PME do sector do Turismo, pretende modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão; diversificar a oferta e contribuir para a afirmação de Portugal como destino turístico de excelência; referenciar Portugal como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos.

O projeto da NERLEI prevê apoiar em 90% dos custos um total de 32 empresas: 20 empresas, no Ciclo do Planeamento, e 12 empresas no Ciclo Temático. No Ciclo do Planeamento serão desenvolvidas as áreas de intervenção de Economia Digital e Gestão de Empresas Turísticas. No Ciclo Temático haverá apenas uma área de intervenção em Implementação de Sistemas de Gestão. As empresas interessadas em participar podem contactar a NERLEI para formacao@nerlei.pt.

O modelo de intervenção previsto privilegia a inovação face aos modelos tradicionais de formação no domínio da qualificação e requalificação de ativos. Assim, o modelo de formação-ação proposto é orientado pela resolução de problemas concretos das empresas, ou seja, constrói-se em função da resposta a necessidades de evolução das empresas percorrendo as fases de Diagnóstico, Definição do Plano de Ação, Formação de Trabalhadores e Avaliação.

O presente projeto conjunto tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do POCI – Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização, com um investimento total de 174.000,00 euros, dos quais 156.600,00 euros são financiados através do Fundo Social Europeu.

 

Comments are closed.

Scroll To Top