Municípios da região integram Rede Intermunicipal de Bibliotecas

O Município de Pedrógão Grande, representado pela Vice-Presidente Margarida Guedes, participou no passado dia 14 de Dezembro de 2018, no Museu de Leiria, na assinatura do Acordo de Cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leiria entre a DGLAB e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

O acordo foi assinado pelo Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMRL, Raúl Castro, pelo subdiretor Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, José Cortês e pelos municípios associados. Para além das entidades constituintes destas duas Redes, a cerimónia contou ainda com a presença de representante da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), de representante da Secretaria de Estado da Cultura, Dr. Nuno Marques Pereira, e da Diretora Regional de Cultura do Centro, Dra. Celeste Amaro.

Da rede fazem parte as Bibliotecas Municipais dos dez municípios da Comunidade Intermunicipal, estando todas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, nomeadamente, Pedrogão Grande, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.

O objetivo das Bibliotecas da Região de Leiria é o de partilhar e criar sinergias de escala regional, de desenvolver projetos de cooperação e de formação, consolidar públicos e atrair novos utilizadores com interesses e necessidades diferenciadas, promovendo ações de maior eficácia e economia de meios, ao mesmo tempo que se pretende contribuir para a qualificação dos serviços das bibliotecas públicas, melhorar o serviço prestado aos munícipes e a todos os cidadãos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e comunitário.

Os 10 municípios que constituem a CIMRL assinaram ainda a Carta de Princípios da Rede Intermunicipal de Arquivos da Região de Leiria pelos. cuja constituição foi aprovada pelo Conselho Intermunicipal, em maio de 2018.

Comments are closed.

Scroll To Top