Missão País 2020 em Pedrógão Grande

Dezenas de alunos da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, chegaram no sábado, dia 22 de fevereiro, a Pedrógão Grande, uma das vilas escolhidas para acolher a Missão País 2020, onde ficaram até dia 29 de fevereiro. Os jovens foram recebidos pela comunidade na missa da manhã de domingo, na Igreja Matriz.

Hoje, dia 29 de fevereiro, foi apresentado um espetáculo de teatro preparado por um dos grupos de jovens, para a despedida da comunidade. A peça de teatro, intitulada “O Ensaio, Peripécias de um Espetáculo”, decorreu na Casa Municipal da Cultura, com entrada livre e aberta a toda a comunidade.

A Missão País, projeto católico de universitários para universitários, tem como propósito levar Jesus às universidades e evangelizar Portugal através do seu testemunho da fé, do serviço e da caridade. “A Missão País funciona, por isso, hoje, como uma gota de água fresca e cristalina que faz a diferença, que nunca terá um papel revolucionador, mas sim, que inspirará uma suave transformação, pelas terras onde passar” – pode ler-se na sua página oficial na internet. Nesse sentido, estes grupos de voluntários, organizam e desenvolvem aquilo a que chamam Missões Universitárias, ou seja, semanas de apostolado e ação social em várias faculdades do país, partindo de Lisboa, Coimbra e Porto, para o resto do país, com o objetivo de continuar a “inspirar gerações que vivam a fé católica em missão”.

Ainda segundo a sua página oficial na internet, as missões de cada faculdade são lideradas por uma equipa de chefes, responsáveis pelo projeto na sua faculdade e por um grupo de cerca de 50 missionários.

Pedrógão Grande foi a escolha dos alunos da Escola Superior de Saúde de Alcoitão para este triénio, pois ficam três anos em cada local. A Missão País já passou por Pedrógão Grande em 2019: no primeiro ano pretendeu-se acolher e ser acolhidos, no segundo (havendo já mais confiança) dá-se uma transformação maior e no último ano “procura-se que a ‘despedida’ seja um envio, tanto para a localidade como para os missionários” – explicam.

A Missão País divide-se em várias “Missões” com base em faculdades diferentes. Cada Missão desenrola-se durante aproximadamente uma semana. Semana, essa, que é passada com um grupo da respetiva faculdade numa localidade já definida onde se presta todo o tipo de apoio social e de voluntariado que é pedido.

Durante o dia dividem-se em pequenos grupos (apelidados de comunidades) para prestar serviço à comunidade, desde a animação em lares, creches e escolas, mas vão também de porta em porta levar a sua alegria. Participam nas eucaristias que forem celebradas ao longo desta semana e um grupo prepara um espetáculo de teatro para a despedida da comunidade que os acolhe. Também realizam vigílias, onde transmitem um pouco do que vivem interiormente. “Vivemos momentos de oração, de partilha e de muita animação, o que nos permite criar vínculos, na fé e uns com os outros”.

A Missão País pretende que através do voluntariado e da oração estes jovens se inspirem para ter uma vida com sentido, virada para os outros.

“Desce depressa! Eu fico contigo”, é o tema escolhido para esta Missão País 2020, inspirado em Zaqueu, cobrador de impostos (Lc 19, 1-10), que também dá mote ao hino desta semana. A imagem escolhida para a Missão “é representada pela Cruz, a árvore, à qual queremos subir para um encontro verdadeiro e profundo com Jesus” (como Zaqueu fez para ver Jesus passar entre a multidão na sua chegada a Jericó). “No fim, temos de ‘descer’ desta semana e pormo-nos a caminho, sair em Missão, na certeza de que Jesus fica connosco” (tal como ficou em casa de Zaqueu).

 

Comments are closed.

Scroll To Top