Missão País 2020 em Castanheira de Pera

Um grupo de mais de 50 jovens universitários oriundos do IPL – Instituto Politécnico de Lisboa, liderados pelos Chefes Marta Bettencourt, João Costa esteve em Castanheira de Pera, na semana de 2 a 8 de Fevereiro, no âmbito da Missão País 2020, onde desenvolveram diversas actividades em interacção com a comunidade local, como a participação diária ao fim do dia, na Igreja Matriz para o Terço e Missa, um jantar comunitário e uma vigília.

No sábado, dia 8 de Fevereiro, levaram à cena no auditório da Praça da Notabilidade, perante uma sala que encheu para assistir, uma peça de teatro, ensaiada e interpretada pelos jovens, que decorreu com enorme animação, culminando com a apoteose final, já em jeito de despedida, onde alguns não conseguiram esconder aquela lágrima da saudade que se avizinha. Mas nada de muito grave, porque para o ano haverá a terceira Missão País em Castanheira de Pera.

A Missão País nasceu em 2003 de uma dupla vontade de 3 estudantes universitários da Universidade Nova de Lisboa: A de entregar parte do seu tempo à missão, e a de ter na sua faculdade algo que os aproximasse de Deus. Sendo o seu local de estudo o sítio onde passavam uma grande parte do seu tempo, sentiam a necessidade de aí poderem falar sobre Jesus. Assim, seguindo o exemplo da Grande Missionária – Nossa Senhora – deixam tudo e partem com Cristo por Portugal fora. À primeira vista, poderá não ser claro como uma semana de missão poderia satisfazer tal desejo. No entanto, durante a semana de missão, o grupo e a amizade aí criados dão frutos no dia-a-dia da faculdade.

A Missão País assume-se como projecto católico de universitários para universitários, tendo como propósito levar Jesus às universidades e evangelizar Portugal através do seu testemunho da fé, do serviço e da caridade.

“A Missão País funciona, por isso, hoje, como uma gota de água fresca e cristalina que faz a diferença, que nunca terá um papel revolucionador, mas sim, que inspirará uma suave transformação, pelas terras onde passar” – pode ler-se na sua página oficial na internet.

Nesse sentido, estes grupos de voluntários, organizam e desenvolvem aquilo a que chamam Missões Universitárias, ou seja, semanas de apostolado e ação social em várias faculdades do país, partindo de Lisboa, Coimbra e Porto, para o resto do país, com o objetivo de continuar a “inspirar gerações que vivam a fé católica em missão”.

 

Comments are closed.

Scroll To Top