Miguel Portela* – O Capitão Rodrigo Franco: contributo genealógico inédito

*Investigador

Breves notas de contextualização

Temos vindo a publicar os dados genealógicos de alguns mestres envolvidos nas mais diversas atividades em Portugal nos séculos XVII e XVIII, sobretudo no que respeita à azulejaria, re(descobrindo) os mestres Manuel Clemente, Francisco dos Santos, Manuel da Silva, Teotónio dos Santos, Manuel dos Santos e Miguel de Azevedo. De igual modo, publicámos também, alguns dados genealógicos respeitantes a mestres de outros ofícios, particularmente de pintores, carpinteiros, vidraceiros, canteiros, e mestres de obras (Vejam-se, entre outros, os estudos por nós publicados, PORTELA, Miguel, A Azulejaria em Portugal nos séculos XVII e XVIII: Manuel Clemente, mestre ladrilhador, ARTIS – Revista de História da Arte e Ciências do Património, 2.ª Série, número 4, 2016. Idem, Os mestres vidraceiros da Idade Moderna na Estremadura, MVSEV, Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis – Círculo dr. José Figueiredo, IV Série, n.º 22, 2015/2016, pp. 47-76. Idem, Arte e Artistas na Região de Peniche no século XVIII. Breves notas de investigação, Cadernos de Estudos Leirienses- 12, Editor: Carlos Fernandes, Textiverso, 2017, pp. 369-383. Idem, A Azulejaria em Portugal nos séculos XVII e XVIII: dados genealógicos dos mestres Manuel dos Santos e Miguel de Azevedo, O Figueiroense, Edição compartilhada com O Ribeira de Pera, Diretor: Fernando C. Bernardo, II Série, N.º 36, 16 de julho de 2017, p. 9).

Contudo, constatamos que, são muitos ainda os nomes de outros mestres que apesar de serem conhecidos de investigadores e historiadores permanecem obscuros, muito em especial quanto aos dados genealógicos de cada uma das famílias a que pertencem.

Nesse sentido, iremos debruçarmo-nos seguidamente sobre os dados genealógicos do Capitão Rodrigo Franco, que foi um dos mais importantes canteiros e arquitetos do Portugal setecentista.

 

Elementos genealógicos do Capitão Rodrigo Franco

Rodrigo Franco foi batizado na Igreja de S. José, em Lisboa, em 16 de novembro de 1709, sendo filho de António João [Gaspar] e de Inácia Catarina (doc. 3). António João Gaspar, filho de João Gaspar e de Isabel Simões, natural de S. Pedro de Almargem do Bispo, havia contraído matrimónio em 12 de fevereiro de 1709, na Igreja de S. José, em Lisboa, com Inácia Catarina, filha de Francisco Franco e de Mariana Gomes, natural de Odivelas, e assistente no Convento de Santa Mónica (doc. 2).

Constatámos que Rodrigo Franco, oficial de canteiro, casou em 18 de junho de 1732 na Igreja da Misericórdia em Lisboa, com Luísa Maria [da Encarnação], filha de Domingos Lopes Ramos e de Águeda Maria, natural da freguesia do Socorro dessa cidade, tendo assistido como testemunhas Nicolau da Silva de Mafra e Jerónimo Pereira morador na freguesia de Santa Maria Madalena, em Lisboa (doc. 4). Luísa Maria da Encarnação havia sido batizada em 23 de dezembro de 1706, na freguesia do Socorro, em Lisboa (doc. 1).

Sabemos que D. Luísa Maria da Encarnação, primeira esposa de Rodrigo Franco, referido como Capitão e Cavaleiro professo da Ordem de Cristo, faleceu na freguesia das Mercês, em Lisboa, em 18 de outubro de 1754. Deste casamento não houve descendência tendo D. Luísa Maria da Encarnação redigido seu testamento, deixando como legítimo herdeiro o dito seu marido (doc. 5).

Pouco tempo depois, em 7 de abril de 1755, o Capitão Rodrigo Franco contrai matrimónio em Santo Antão do Tojal, com D. Laureana Jacinta Franca filha de José António Pedroso e de Andresa Joaquina, tendo assistido a este ato, como testemunhas, o Padre Tesoureiro Clemente Gomes, o Escrivão da Curia Patriarcal de Lisboa Marcelo Tomás de Ataíde Lobo, e o Escrivão do Julgado de Santo Antão do Tojal José António Pedroso (doc. 6). Deste casamento houve os seguintes filhos: D. Ana que nasceu a 31 de dezembro de 1756 e foi batizada na Igreja das Mercês, em 26 de janeiro de 1757, tendo sido padrinho Domingos Pires Bandeira, Secretário do Tribunal da Mesa da Consciência e Ordens (doc. 7); D. Maria que nasceu a 8 de abril de 1758 e foi batizada na dita Igreja, em 7 de maio do referido ano, tendo sido padrinho Pedro Gonçalves Cordeiro, Desembargador do Paço e Mesa da Consciência e Ordens (doc. 8); e Miguel que nasceu em 29 de setembro de 1759 e foi batizado em 22 de outubro desse ano, tendo como padrinho o Desembargador Inácio Ferreira do Souto e madrinha D. Brízida Tereza de Sousa (doc. 9).

Dª Laureana Jacinta Franca veio a falecer em 11 de outubro de 1760, tendo sido sepultada na Igreja de Nossa Senhora das Mercês (doc. 10). No ano seguinte, em 11 de abril de 1761, o Capitão Rodrigo Franco contraiu matrimónio com D. Josefa Maria Teresa, solteira, filha de António de Almeida e de Teresa Maria, tendo assistido a este ato como testemunhas o Desembargador Inácio Ferreira Soutos, Intendente Geral da Policia, Francisco da Silva Sousa e Francisco Luís (doc. 11).

O Capitão Rodrigo Franco veio a falecer em 31 de dezembro de 1763, não deixando descendência deste último casamento. Sabemos que fez testamento deixando por testamenteiros a sua esposa e o Doutor João José Xavier de Almeida (doc. 12).

Ilustração 1 – Postal ilustrado. Santuário do Senhor da Pedra, em Óbidos, delineado pelo Capitão Rodrigo Franco.

Em síntese

A notoriedade do Capitão Rodrigo Franco é sobejamente entendida pelos historiadores e investigadores. Porém, existe ainda um longo caminho a percorrer no campo da investigação histórica de modo a podermos compreender, estudar e divulgar a vida e obra deste notável homem do Portugal setecentista.

Os novos elementos que aqui apresentámos vêm reconhecer assim a importância do Capitão Rodrigo Franco no século XVIII.

 

APÊNDICE DOCUMENTAL

Documento 1

1706, dezembro, 23, Lisboa [Socorro] – Registo de batismo de Luísa filha de Domingos Lopes Ramos e de Águeda Maria, e primeira esposa do Capitão Rodrigo Franco.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Batismo da Paróquia do Socorro [1702-1712], Livro B6, Caixa n.º 2, assento n.º 6, fl. 49.

[fl. 49] ˂ Luiza ˃ Em vinte e tres de dezembro de mil settesentos e seis baptizou de minha licença o Padre Antonio da Costa de Figueiredo a Luiza filha de Domingos Lopes, e de sua mulher Agueda Maria. Padrinho Luiz Gomes Sotomayor.

  • O Vigario Manoel Fonseca da Silva

Documento 2

1709, fevereiro, 12, Lisboa [S. José] – Registo de casamento de António João Gaspar com Inácia Catarina, pais do Capitão Rodrigo Franco.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Casamentos da Paróquia de S. José [1694-1716], Livro C3, Caixa n.º 14, assento n.º 1, fl. 120.

[fl. 120] ˂ Antonio João Gaspar com Ignacia Catharina ˃ Em doze do mes de fevereiro de mil settecentos e nove por comissão do Doutor Manoel de Freitas Faleyro Provizor dos Cazamentos pelo Illustrissimo Senhor D. João de Sousa, Arcebispo de Lixboa etecentra. Eu o Padre Jozeph de Almeida Thezoureiro da Santa Caza da Mizericordia perante mim se recebeo Antonio João Gaspar filho de João Gaspar já defunto e de Izabel Simois natural da freguezia de S. Pedro de Almargê do Bispo e nella baptizado e morador na freguezia de S. Jozeph com Ignacia Catharina filha de Francisco Franco já defunto e de Mariana Gomes natural da freguezia do Nome de Jezus do lugar de Odivellas e nella baptizada e moradora assistente no Convento de Santa Monica desta cidade na forma do Sagrado Concilio Tridentino. Forão testemunhas João de Oliveira morador morador na freguezia de S. Jozeph e João Franco de Oliveira morador na mesma que comigo assignarão era ut supra. Thezoureiro Jozeph de Almeida de que fis este termo que assignei.

  • O Coadjutor Antonio Fernandes Freire

Documento 3

1709, novembro, 16, Lisboa [S. José] – Registo de batismo de Rodrigo Franco filho de António João e de Inácia Catarina.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Batismo da Paróquia de S. José [1706-1722], Livro B4, Caixa n.º 2, assento n.º 1, fl. 36v.

[fl. 36v] ˂ Rodrigo ˃ Aos dezaseis dias do mes de novembro de mil e setecentos e nove annos baptizou o Padre Coadjutor Antonio Fernandez Freire a Rodrigo filho de Antonio João e de Ignacia Catherina sua molher. Padrinho Francisco Jozeph da Camara.

  • O Vigario Antonio Rodriguez de S. João

Documento 4

1732, junho, 18, Lisboa [S. José] – Registo de casamento de Rodrigo Franco, oficial de canteiro com Luísa Maria.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Casamentos da Paróquia de S. José [1716-1733], Livro C4, Caixa n.º 14, assento n.º 1, fl. 271.

 

[fl. 271] ˂ Rodrigo Franco com Luiza Maria ˃ Aos vinte e outo dias do mes de junho de mil setecentos e trinta e dous annos me foi dada a certidão do theor seguinte = Aos dezouto dias do mes de junho de mil setecentos e trinta e dous annos por comissão do Doutor Manoel de Freitas Faleiro Dezembargador da Relaçam Ecclezistica e Provizor dos Cazamentos pello Illustrissimo Deão, e Cabbido Se de vacante nesta Arcebispado de Lixboa Oriental perante mim o Padre Feliz do Sacramento Thezoureiro desta Santa Caza da Mizericordia se recebeo Rodrigo Franco official de Canteiro filho de Antonio João e de Ignacia Catherina baptizado na freguezia de S. Jozé, e morador na mesma com Luiza Maria filha de Domingos Lopes Ramos já defunto e de Agueda Maria baptizada na freguezia de Nossa Senhora do Soccorro de Lixboa Occidental e moradora na freguezia de S. Joze na forma do Sagrado Concilio Tridentino. Forão testemunhas Nicoláo da Silva morador na villa de Mafra e Hyeronimo Pereira morador na freguezia de Santa Maria Magdalena e comigo assignarão era ut supra // O Padre Thezoureiro Feliz do Sacramento. E não se continha mais em o dito assento a que me reporto digo em a dita certidão, a que me reporto, e fica com os mais papeis esta Igreja.

  • O Vigario Thomas Rodriguez de Aguiar

Documento 5

1754, outubro, 18, Lisboa [Mercês] – Registo de óbito de D. Luísa Maria da Encarnação, primeira esposa do Capitão Rodrigo Franco.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Óbitos da Paróquia das Mercês [1745-1779], Livro O2, Caixa n.º 31, assento n.º 1, fl. 82v.

[fl. 82v] ˂ D. Luiza Maria da Encarnação. No covato do n.º 33. Fez testamento ˃ Aos dezouto dias do mez de outubro do anno de mil setecentos e sincoenta e quatro, faleceo da vida prezente, na rua da Roza das Partilhas desta freguezia, com todos os Sacramentos, Donna Luiza Maria da Encarnação cazada que era com o Cappitam Rodrigo Franco, Cavaleiro professo na Ordem de Christo, não lhe ficarão filhos, e fez testamento. Deixou por seu herdeiro, e testamenteiro ao dito seo marido, e foi sepultada nesta Igreja de Nossa Senhora das Merces de que fiz este assento.

  • O Cura Joachim Ribeiro de Carvalho

Documento 6

1755, abril, 7, Santo Antão do Tojal – Registo de casamento do Capitão Rodrigo Franco com D. Lauriana Jacinta Franca.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Casamentos da Paróquia de Santo Antão do Tojal [1660-1813], Livro C1, Caixa n.º 11, assento n.º 2, fls. 193v-194.

[fl. 271] ˂ O Capitão Rodrigo Franco e Laureana Jacinta Franca ˃ Em os sete dias do mes de abril de mil e setecentos e sincoenta e sinco de manhãa em minha prezenssa como manda o Sagrado Concilio Tridentino se receberão por palavras de prezente em esta Parochial Igreja Rodrigo digo o Capitão Rodrigo Franco, Cavaleiro professo na Ordem de Christo baptizado na freguezia de São Jozé e morador na de Nossa Senhora das Merces da cidade de Lisboa onde se desobrigou as Quaresmas passadas e inviuvou de Donna Luiza Maria da Incarnação filho legitmo de Antonio João baptizado na freguezia do Almargem do Bispo e de ˂ Ignacia ˃ Catherina baptizada na freguezia de Odivelas com Donna Laureana Jacinta Franca baptizada nesta freguezia onde sempre assistiu filha de Joze Antonio // [fl. 194] Pedrozo Escrivão deste Julgado e de Andreza Joaquina ambos naturaes desta freguezia pessoas que asistirão o Padre Tizoureiro Clemente Gomes, Marcelo Thomas de Atayde Lobo Escrivão da Curia Patriarchal e Joze Antonio Pedrozo Escrivão deste Julgado e muitas mais pessoas.

  • O Padre Clemente Gomes
  • O Prior Felix Dantas Barboza
  • Marcello Thomas de Atayde Lobo
  • Jozé Antonio Pedrozo

Documento 7

1757, janeiro, 26, Lisboa [Mercês] – Registo de batismo de D. Ana filha do Capitão Rodrigo Franco e de sua esposa D. Lauriana Jacinta Franco.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Batismos da Paróquia das Mercês [1747-1762], Livro B3, Caixa n.º 3, assento n.º 2, fl. 26.

[fl. 26] ˂ D. Anna ˃ Aos vinte e seis dias do mes de janeiro do anno de mil e setecentos e sincoenta e sete baptizei a Dona Anna que nasceo aos trinta e hum dias do mes de dezembro do anno proximo passado, filha do Cappitam Rodrigo Franco, Cavaleiro professo na Ordem de Christo, e baptizado na freguezia de São Jozé desta cidade; e de sua molher Dona Laurianna Jazinta Franca, natural e baptizada na freguezia de Santo Antão do lugar do Tojal, onde forão recebidos aos sete se abril de mil e setecentos e sincoenta e sinco, e moradores na rua da Roza das Partilhas desta freguezia. Neta pella parte paterna de Antonio João, natural e baptizado na freguezia de São Pedro do Almarge do Bispo e de Igancia Caetana digo Ignacia Catharina, natural e baptizada na freguezia do Santissimo nome de Jezus do lugar de Odivellas e pella materna de Jozé Antonio Pedrozo, e de Andreza Joachina, naturaes, e baptizados na dita freguezia de Santo Antão do dito lugar de Santo Antonio do Tojal, tudo deste Patriarchado; foi padrinho Domingos Pires Bandeira, Secretario do Tribunal da Meza da Consciencia, e Ordens.

  • O Cura Joachim Ribeiro de Carvalho

 

Documento 8

1758, maio, 7, Lisboa [Mercês] – Registo de batismo de Maria filha do Capitão Rodrigo Franco e de sua esposa D. Lauriana Jacinta Franco.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Batismos da Paróquia das Mercês [1747-1762], Livro B3, Caixa n.º 3, assento n.º 1, fl. 60v.

[fl. 60v] ˂ Maria ˃ Aos sete dias dias do mes de mayo do anno de mil he setecentos e sincoenta e outo; baptizei a Maria que nasceo aos outo dias do mes de abril do dito anno, filha do Cappitão Rodrigo Franco, Cavaleiro professo na Ordem de Christo, e baptizado na freguezia de São Jozé desta cidade, e de sua mulher Dona Laurianna Jazinta Franca, baptizada na freguezia de Santo Antonio do lugar do Tojal, e nella recebidos. Nepta pella parte paterna de Antonio João, baptizado na freguezia de São Pedro do Almarge do Bispo, e de sua mulher Ignacia Catherina, baptizada na freguezia de Odivellas, ambos deste Patriarchado, e pella materna de Jozé Antonio Pedrozo, e de Andreza Joachina, baptizados e recebidos na dita freguezia de Santo Antonio do lugar do Tojal deste Patriachado. Foi padrinho Pedro Gonçalves Cordeiro, Dezembargador do Paço e Meza da Consciencia e Ordens.

  • O Cura Joachim Ribeiro de Carvalho

Documento 9

1759, outubro, 22, Lisboa [Mercês] – Registo de batismo de Miguel filho do Capitão Rodrigo Franco e de sua esposa D. Lauriana Jacinta Franco.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Batismos da Paróquia das Mercês [1747-1762], Livro B3, Caixa n.º 3, assento n.º 2, fl. 104.

[fl. 104] ˂ Miguel ˃ Aos vinte e dois dias dias do mes de outubro do anno de mil e settecentos e sincoenta e nove annos; baptizei a Miguel que nasceo a vinte e nove do mes de setembro deste prezente anno, filho do Capitão Rodrigo Franco, Cavaleiro professo na Ordem de Christo e baptizado na freguezia de São Jozé desta cidade e de sua mulher Dona Lauriana Jacinta Franca baptizada na freguezia de Santo ˂ Antão ˃ do Tojal, e nella recebidos. Nepto pella parte paterna de Antonio João baptizado na freguezia de São Pedro do Almarge do Bispo, e de sua mulher Ignacia Catherina baptizada na freguezia de Odivellas ambas desta Patriarcado; e pella materna de Jozé Antonio Pedrozo e de Andreza Joachina baptizados, e recebidos na dita freguezia de Santo Antonio do Tojal deste Patriarchado. Foi padrinho o Dezembargador Ignacio Ferreira do Souto morador na rua da Roza das Partilha desta freguezia e madrinha Dona Brizida Thereza de Souza morador na Calsada do Comgro freguezia de Santa Catherina do Monte Sinai que tocou com procuração sua seu filho o Doutor Joaquim Bandeira, de que fis este acento, que asignei.

  • O Coadjutor Jozé Fernandes

Documento 10

1760, outubro, 11, Lisboa [Mercês] – Registo de óbito de D. Lauriana Jacinta Franca, segunda esposa do Capitão Rodrigo Franco.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Óbitos da Paróquia das Mercês [1745-1779], Livro O2, Caixa n.º 31, assento n.º 3, fl. 140.

[fl. 140] ˂ D. Laurianna Jacinta Franca ˃ Aos onze dias do mes de outubro do anno de mil e settecentos e secenta annos, na rua da Roza das Partilhas desta freguezia de Nossa Senhora das Merçes desta cidade de Lisboa faleceo da vida prezente com os Sacramentos da Confição, e Sagrado Viatico, e não recebeo o Sacramento da Extrema Unção por não dar a infirmidade lugar; Dona Laurianna Jacinta Franca, que era cazada com o Capitão Rodrigo Franco, Cavaleiro professo na Ordem de Christo, não fes testamento; e lhe ficarão duas filhas, a saber a primeira por nome Anna, a segunda Maria, e hum filho por nome Miguel, todos baptizados nesta freguezia. Sepultouse nesta Igreja de Nossa Senhora das Merçes de que fis este acento que asignei.

  • O Coadjutor Jozé Fernandes

Documento 11

1761, abril, 11, Lisboa [Mercês] – Registo de casamento do Capitão Rodrigo Franco com D. Josefa Maria Teresa.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Casamentos da Paróquia das Mercês [1697-1761], Livro C2, Caixa n.º 20, assento n.º 1, fl. 233.

[fl. 233] ˂ O Capitão Rodrigo Franco com D. Jozefa Maria Thereza ˃ Aos onze dias do mes de abril do anno de mil e setecentos e secenta e hum, pellas sinco horas da tarde em observancia de hum decreto do Eminetissimo Senhor Cardeal Patriarcha de Lisboa no oratorio das Cazas de morada do Cappitão Rodrigo Franco sitas na rua da Roza das Partilhas desta freguezia de Nossa Senhora das Merces, perante mim o Padre Joachim Ribeiro de Carvalho, parocho desta mesma freguezia, e na prezença das testemunhas abaixo nomeadas e asignadas, com as denunciaçõens do estillo correntes sem impedimento, e por palavras de prezente assim como manda a Santa Madre Igreja de Roma, Concilio Tridentino, e Constituiçõens deste Patriarchado, se cazarão por marido e mulher o Cappitão Rodrigo Franco, Cavaleiro professo na Ordem de Christo viuvo de sua segunda molher Donna Laurianna Jazinta, que faleceo nesta freguezia onde he morador e se desobrigou na Quaresma proxima passadas, e é filho de Antonio João e de sua molher Ignacia Catharina baptizado na freguezia de São Jozé desta cidade com Donna Jozefa Maria Thereza, solteira, baptizada, e moradora na freguezia de Santos Velhos desta cidade e filha legitima de Antonio de Almeida, e de Thereza Maria, já defunctos, sendo testemunhas prezentes o Dezembargador Ignacio Ferreira Soutos, Intendente Geral da Policia e Francisco da Silva Souza moradores na freguezia de Santa Catharina, e Francisco Luiz morador na freguezia de Santos e outras muitas de que fis este assento, dia, e era ut supra.

  • O Cura Joachim Ribeiro de Carvalho
  • Francisco Luiz de Fontes
  • Ignacio Ferreira Soutos
  • Francisco da Silva e Souza

Documento 12

1763, dezembro, 31, Lisboa [Mercês] – Registo de óbito do Capitão Rodrigo Franco.

I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Óbitos da Paróquia das Mercês [1745-1779], Livro O2, Caixa n.º 31, assento n.º 3, fl. 168.

[fl. 271] ˂ O Cappitam Rodrigo Franco. Declaro que o dito Rodrigo Franco foi sepultado nesta Igreja de Nossa Senhora das Merces = (a) Ribeiro ˃ Aos trinta e hum dias do mes de dezembro do anno de mil he setecentos e secenta e tres, faleceo da vida prezente na rua da Roza das Partilhas desta freguezia, com todos os Sacramentos Rodrigo Franco, digo o Cappitam Rodrigo Franco, Cavaleiro professo na Hordem de Christo cazado que era com sua terceira molher Donna Jozefa Maria Thereza, e lhe não ficarão filhos deste terceiro matrimonio e do segundo matrimonio lhe ficão hum filho, e duas filhas todos maneores [sic]. Fez testamento e deixou por seos testamenteiros a dita sua mulher, o Doutor João Jozé Xavier de Almeida, todos moradores na dita rua da Roza de que fis este assento que asignei.

  • O Cura Joachim Ribeiro de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top