“Maçons de Pedra e Cal” apresentado em Figueiró dos Vinhos

12macons

Integrada na programação cultural da Feira da Doçaria Conventual, decorreu no sábado dia 29 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, a apresentação do livro “Maçons de Pedra e Cal”, da autoria do nosso colaborador Aires e Henriques e de Nuno Soares.

O livro, que reúne biografias de macons de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Sertã, já foi apresentado em Pedrógão Grande, sendo agora a vez de Figueiró dos Vinhos, prevendo-se para breve a apresentação nos restantes municípios.

Nuno Soares começou por fazer diversos agradecimentos, após o que Aires Henriques apresentou o Professor Reis Torgal, que fez a apresentação da obra.

Numa interessante alocução sobre o tema das Maçonarias (não há Maçonaria, há Maçonarias, disse o historiador especializado em história contemporânea), declarando que não era maçon nem especialista na matéria: “é preciso desmistificar esta questão da Maçonaria”.

Reis Torgal salientou a grande importância destes trabalhos na evolução da História no seu geral, afirmando que “os não historiadores têm um grande importância na recolha das fontes”.

Referiu depois que “ vim aqui em homenagem ao meu amigo Aires Henriques”, e destacou a importância do Museu da República e da Maçonaria, situado na Vila Isaura, nos Troviscais Cimeiros, Pedrógão Grande, propriedade do autor, salientando que “não há museu que me tenha sensibilizado mais”.

Finalmente usou da palavra Aires Henriques que começou por felicitar o Município de Figueiró dos Vinhos por ter conseguido digitalizar a quase totalidade da imprensa local, num serviço que muito ajuda a investigação histórica, deixando as últimas palavras para agradecer a Reis Torgal a sua presença.

António B. Carreira

 

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top