Luís Filipe Silva reage a notícia do Sexta às 9 da RTP

Face a uma reportagem intitulada “Pedrógão. Donativos distribuídos em várias autarquias nas vésperas das eleições”, exibida pelo canal público de televisão no dia 5 de Julho, no programa de investigação jornalística “Sexta às 9”, da responsabilidade das jornalistas Filipe Dias Mendes e Sandra Felgueiras, o actual vereador do PSD, Luís Filipe Silva decidiu enviar àquela estação televisiva um direito de resposta, dado que considera que naquele programa “foram levantadas suspeições e falsidades ao anterior Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, Luís Filipe Silva, que procuram atingir a minha dignidade, bom nome e reputação”.

Na missiva, divulgada à restante comunicação social, o vereador e antigo presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos nega as acusações de que é alvo, uma vez que “nada dos alegados atos relatados na peça jornalística passaram por mim ou neles fui parte interveniente” sendo “falsa qualquer intervenção minha no processo da alegada entrega dos donativos referidos na peça jornalística ou de que dela tenha tirado qualquer partido.”

Prossegue o texto referindo Luís Filipe Silva desconhecer “A associação/grupo de amigos dos EUA, não os conheço nem nunca estive com os seus dirigentes/interlocutores, nem nunca me contactaram; se o fizeram foi com o Comando dos Bombeiros. Sou completamente alheio a toda esta situação que terá sido tratada a nível do Comando e não da Direção da Associação. Teria sido, aliás, muito fácil à Sra. Jornalista confirmar isso mesmo com o Sr. Jack Costa, que aparece na peça jornalística e com o comandante à época, Sr. Paulo Renato. Não estive presente no ato de entrega como é evidente na peça, desconhecia a realização do mesmo nas instalações da Associação e nem tão pouco me cruzei com alguma das pessoas que constam da alegada lista de donativos. Lamento que a Sra. Jornalista Filipa Dias Mendes que me contactou telefonicamente antes da emissão da peça jornalística tenha omitido esse contacto e, igualmente, omitido, apesar do lho ter pedido, a minha veemente negação e desconhecimento relativo aos alegados atos referidos na peça jornalística e que me parecem querer imputar”.

Ainda nesta carta, o antigo presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos esclarece que de acordo com o então Comandante do Corpo Activo, foi a associação/grupo de amigos dos EUA a contactar os Comandos dos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, tendo-lhe sido confirmado por Paulo Renato que este pediu uma listagem à Câmara Municipal, mas que acabou por ser a Associação Americana a fornecê-la, e que a mesma está publicada no site do Município de Figueiró dos Vinhos (http://www.cmfigueirodosvinhos.pt/index.php/apoio-do-municipe/incendios-florestais e pode ser acedida no link:

http://www.cmfigueirodosvinhos.pt/images/Apoio_ao_Mun%C3%ADcipe/incendios_2017/Mapa_de_controle_das_intervencoes_efectuadas_nas_habitacoes_permanentes_-_13-09-2018.pdf), estranhando que “o Sr. Presidente da Câmara nada tenha a dizer sobre este facto”.

António B. Carreira

Comments are closed.

Scroll To Top