Inserido no programa das comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Pedrógão Grande, teve lugar no passado sábado dia 27 de abril, no Auditório da Devesa, a apresentação do livro “Pezarat Correia – Do Lado Certo da História”.
A obra editada pela Âncora Editora com o apoio do Centro de Documentação 25 de Abril, foi apresentada pelo Coronel Manuel Pedroso Marques e pelo editor, António Batista Lopes e contou com a presença de Pezarat Correia, atualmente major-general reformado, perante uma vasta plateia que compôs bem o espaçoso auditório da Devesa.
Quanto ao livro, trata-se de uma longa entrevista de Maria Manuela Cruzeiro ao General Pedro Pezarat Correia que é ao mesmo tempo um livro de memórias indispensável para a compreensão da nossa história recente e das escolhas que a foram compondo.
“Pedro Pezarat Correia, como toda esta entrevista revela de modo muito eloquente, é, sem sombra de dúvida, uma personalidade e uma figura única «do lado certo da história» da nossa democracia, que em muito ajudou a lançar e a consolidar.
Seja enquanto militar e cidadão – com cargos muito elevados e centrais ocupados ao longo do nosso processo de transição democrática –, seja como o ser humano, sempre empenhado no mundo que o rodeia e solidário com as causas com as quais se comprometeu, que estas páginas de algum modo fotografam e revelam de um modo muito claro.” – Rui Bebiano (do Prefácio)
Pedro de Pezarat Correia nasceu no Porto em 1932. Curso liceal no Colégio Militar, licenciatura em ciências Militares na Escola do Exército, em 1954; doutoramento na Universidade de Coimbra com distinção e louvor em 2017. Major-general reformado. Seis comissões na guerra colonial (Índia, Moçambique, Angola e Guiné). Participante no movimento militar que desencadeou o 25 de Abril de 1974, integrou o Conselho da Revolução e, nessa qualidade, comandou a Região Militar do Sul.
Na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra fundou e leccionou a cadeira de Geopolítica e Geoestratégia. Conferencista no Instituto da Defesa Nacional, Universidade Autónoma de Lisboa, e outros institutos superiores militares e civis.
Autor de Centuriões ou Pretorianos; Descolonização de Angola – A Jóia da Coroa do Império Português; Questionar Abril…; Angola – Do Alvor a Lusaka; Manual de Geopolítica e Geoestratégia; Guerra e Sociedade; … da Descolonização – Do protonacionalismo ao pós-colonialismo e co-autor em muitas dezenas de livros e trabalhos sobre geopolítica e geoestratégia, estratégia e conflitos, 25 de Abril, guerra colonial e descolonização.