Livro “Pezarat Correia – Do Lado Certo da História

Inserido no programa das comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Pedrógão Grande, teve lugar no passado sábado dia 27 de abril, no Auditório da Devesa, a apresentação do livro “Pezarat Correia – Do Lado Certo da História”.

A obra editada pela Âncora Editora com o apoio do Centro de Documentação 25 de Abril, foi apresentada pelo Coronel Manuel Pedroso Marques e pelo editor, António Batista Lopes e contou com a presença de Pezarat Correia, atualmente major-general reformado, perante uma vasta plateia que compôs bem o espaçoso auditório da Devesa.

Quanto ao livro, trata-se de uma longa entrevista de Maria Manuela Cruzeiro ao General Pedro Pezarat Correia que é ao mesmo tempo um livro de memórias indispensável para a compreensão da nossa história recente e das escolhas que a foram compondo.

“Pedro Pezarat Correia, como toda esta entrevista revela de modo muito eloquente, é, sem sombra de dúvida, uma personalidade e uma figura única «do lado certo da história» da nossa democracia, que em muito ajudou a lançar e a consolidar.

Seja enquanto militar e cidadão – com cargos muito elevados e centrais ocupados ao longo do nosso processo de transição democrática –, seja como o ser humano, sempre empenhado no mundo que o rodeia e solidário com as causas com as quais se comprometeu, que estas páginas de algum modo fotografam e revelam de um modo muito claro.”  – Rui Bebiano (do Prefácio)

 

Pedro de Pezarat Correia nasceu no Porto em 1932. Curso liceal no Colégio Militar, licenciatura em ciências Militares na Escola do Exército, em 1954; doutoramento na Universidade de Coimbra com distinção e louvor em 2017. Major-general reformado. Seis comissões na guerra colonial (Índia, Moçambique, Angola e Guiné). Participante no movimento militar que desencadeou o 25 de Abril de 1974, integrou o Conselho da Revolução e, nessa qualidade, comandou a Região Militar do Sul.

Na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra fundou e leccionou a cadeira de Geopolítica e Geoestratégia. Conferencista no Instituto da Defesa Nacional, Universidade Autónoma de Lisboa, e outros institutos superiores militares e civis.

Autor de Centuriões ou Pretorianos;  Descolonização de Angola – A Jóia da Coroa do Império Português;  Questionar Abril…; Angola – Do Alvor a Lusaka;  Manual de Geopolítica e Geoestratégia;  Guerra e Sociedade;  … da Descolonização – Do protonacionalismo ao pós-colonialismo e co-autor em muitas dezenas de livros e trabalhos sobre geopolítica e geoestratégia, estratégia e conflitos, 25 de Abril, guerra colonial e descolonização.

 

Comments are closed.

Scroll To Top