Kalidás Barreto homenageado no 23º Encontro dos Povos da Serra

O nosso colaborador Kalidás Barreto foi homenageado no Encontro dos Povos da Serra da Lousã, que se realiza em Julho no Santo António da Neve, e que este ano decorreu pela 23ª vez.

Kalidás Barreto esteve desde o início ligado à realização deste evento, enquanto director da Caperarte, de Castanheira de Pera, associação que em conjunto com, na altura três jornais locais, levaram a cabo estes encontros.

O sindicalista, escritor, político e humanista foi agraciado em 2004 pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem da Liberdade, pela sua acção na luta contra o fascismo.

Kalidás Barreto é autor de 13 livros, entre os quais a Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, e colaborou com vários jornais, como O Castanheirense, O Ribeira de Pera, A Comarca ou o Trevim.

Na homenagem, para além dos convivas que acorrem ao Santo António da Neve por ocasião do Encontro dos Povos da Serra, marcaram presença a presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, Alda Carvalho, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis Lanifícios e Vestuário do Centro, Fátima Carvalho, e Casimiro Simões, jornalista da Lusa e também promotor do encontro, que leu um excerto da Monografia do Concelho de Castanheira de Pera dedicado à Ti Joaquina da Catraia. Este foi o mote para a apresentação de dois descendentes desta figura icónica da Serra da Lousã, que se juntaram à homenagem.

António B. Carreira

Comments are closed.

Scroll To Top