Junta de Freguesia de Pedrógão Grande promoveu Festa do Migrante

A Junta de Freguesia de Pedrógão Grande promoveu pela primeira vez, nos dias 9 e 11 de agosto 2019, a “Festa do Ei Migrante”, uma iniciativa de caráter cultural, social e recreativo, dedicado aos migrantes em geral.

Este evento teve lugar no Jardim da Devesa, que tem vindo a ser valorizado para melhor servir a nossa população e aqueles que nos visitam. Ali foram montadas barraquinhas e tasquinhas e instalado um palco para a atuação dos artistas, que complementou o auditório já existente onde atuaram ranchos e filarmónica. Para as crianças não faltaram os tradicionais insufláveis. De realçar ainda, a mostra etnográfica da Associação de Melhoramentos Cultura e Recreio de Pesos, Tojeira, e Vale de Alvares, patente numa das casinhas da Devesa, onde foi possível recordar memórias através de testemunhos que vão desde factos históricos a artefactos de várias atividades profissionais hoje praticamente extintas. De referir que esta mostra venceu o “Concurso de Mostra Etnográfica da Freguesia de Pedrógão Grande”, promovido pela respetiva Junta, pela primeira vez.

Esta atividade de dois dias foi uma homenagem aos nossos migrantes, aos que regressam e visitam a terra que os viu nascer, mas também a todos aqueles que tendo nascido noutro país por cá se fixaram e se vão integrando na comunidade.

O Jardim da Devesa viveu momentos de grande animação com a atuação dos ranchos convidados, nomeadamente, Rancho Infantil de Ansião e Rancho de Vila Facaia, Grupo Etnográfico da Universidade Sénior e a Filarmónica de Pedrógão Grande. Além dos artistas contratados e animaram de forma bem interativa as duas noites, Duo João Fernando e Nuno Valente; Chef Duro & seus Adversários; Grupo de Concertinistas de Sicó e a artista Suzy. Realce, ainda, para o Gaiteiros Unidos da Serra da Lousã que durante o dia de sábado animaram as ruas da vila ao som dos seus instrumentos.

Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Pedrógão Grande que, certamente, será para continuar.

Comments are closed.

Scroll To Top