Jantar do Dia de Amigos 2019

Pela quinta vez consecutiva, afirmando-se assim cada vez mais como uma tradição, foi comemorado com um jantar em Castanheira de Pera o Dia de Amigos, que acontece na quarta quinta-feira anterior à terça-feira de Carnaval.

Esta tradição é vivida intensamente nos Açores, de onde o nosso amigo e colaborador Francisco H. Neves a trouxe, apesar de haver memórias de algo parecido acontecer também no continente, nomeadamente em Castanheira de Pera, em tempos que já lá vão.

No calendário, as quintas-feiras seguintes ao Dia de Amigos, ou Quinta-Feira de Amigos são os Dia de Amigas, o Dia de Compadres e o Dia de Comadres.

A tradição nos Açores terá mais de 100 anos, onde as pessoas se reuniam às quintas-feiras, conhecidas como noites de serões, para escolher o trigo e outros cereais que seriam utilizados nas comemorações do Espírito Santo. Durante a noite eram declamadas poesias e cantigas que exaltavam a amizade.

Com o passar dos anos, a tradição manteve-se, mas o objectivo evoluiu ao sabor das vontades e a acompanhar os novos tempos.

De 2015, ano do primeiro Jantar do Dia de Amigos em Castanheira de Pera, para cá o grupo tem vindo sempre a aumentar, alargando-se aos concelhos vizinhos, e este ano já contou com 21 amigos, tendo-se realizado no Restaurante O Europa.

Uma tradição que se espera se venha a manter por muitos e bons anos, sempre no mesmo espírito de são convívio e camaradagem que tipifica este evento.

Assinatura da acta.

Comments are closed.

Scroll To Top