Infusão de Criatividade. Por Florbela Caetano

Um gelado, uma barriga – a causa

Com o calor à porta e os gelados a quererem saltar da arca congeladora, estreamos esta secção do jornal com um chá de arte digital.

A ideia remonta a 2014 e é da autoria de David Lesage, um aluno belga, que queria mostrar que somos o que comemos. O autor acrescentava, no fundo do cartaz, que “A obesidade começa nas mais tenras idades.”

Na altura, o jornal L’Express confundiu o trabalho do aluno com uma publicidade institucional, que havia sido lançada pelo Ministério da Saúde francês. O cartaz acabou por ganhar relevo e correu o mundo.

A barriga transforma-se num gelado. O gelado transforma-se na barriga. No meio de todas estas fusões, não podemos ignorar que a obesidade não é apenas um problema belga ou francês, limitado à região onde o cartaz surgiu.

Em Portugal, cerca de 30% da população é obesa. De acordo com o Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico de 2015, mais de 50% dos portugueses tem colesterol elevado, 36% sofre de hipertensão e um milhão tem diabetes.

Contudo, ainda que os dados nos assustem, não é caso para prescindirmos de um gelado no pico do calor. Refresquemo-nos. Mas sempre com moderação.

Comments are closed.

Scroll To Top