II Congresso Internacional – A Reforma Teresiana em Portugal – novas abordagens de pesquisa

Promovido pela Comissão de Estudos Históricos e Património Cultural da Ordem dos Carmelitas Descalços (CEHPC-OCD), vai ter lugar o II Congresso Internacional «A Reforma Teresiana em Portugal – novas abordagens de pesquisa», nos dias 3 a 5 de dezembro de 2020, na Domus Carmeli, em Fátima.

Depois do sucesso do I Congresso realizado em 2015, aquando das celebrações do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa, gerou-se um movimento que foi congregando vários investigadores, de diferentes áreas de estudo, com trabalhos realizados sobre variados temas relacionados com a Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal, desembocando na criação da CEHPC. Este espírito de mútua colaboração e partilha de conhecimentos gerou a confiança e maturidade para, volvidos 5 anos, pensarmos neste novo Congresso que pretende aprofundar os temas já então abordados e alargar o leque de novas linhas de investigação. Tal como o primeiro, este congresso abordará as grandes temáticas do carisma teresiano, história institucional, arte e património, missionação, ciência e cultura.

Este II Congresso Internacional contará ainda com a co-organização do Museu Nacional de Machado de Castro que ciente da importância e presença da Ordem na cidade do Mondego preparará uma iniciativa de caráter cultural, e terá como temas o Carisma Teresiano, História Institucional, Cultura e Ensino, Missionação e Arte e Património.

O nosso colaborador Miguel Portela integra a Comissão Executiva deste congresso.

 

Comments are closed.

Scroll To Top