I Capítulo da Confraria dos Ungulados, Javali e Castanha

A Confraria dos Ungulados, Javali e Castanha celebrou no passado sábado dia 27 o seu I Capítulo.

A Confraria constituída a 23 de fevereiro de 2017, tem como principal objetivo, segundo o Brama-Mor (Presidente da Direção) José Alexandre Paiva, “a valorização, divulgação, promoção da gastronomia do veado, javali e castanha e dos territórios de origem destes sabores únicos”.

A jornada teve o seu início em Vila Nova com a receção às 27 Confrarias (gastronómicas e báquicas) que aceitaram o convite para estarem presentes no primeiro evento anual desta Confraria.

Posteriormente, todos os convidados seguiram em direção à Igreja Matriz de Vila Nova, onde o P.e Manuel Ferrão procedeu à bênção das insígnias dos novos Confrades/Confreiras, do estandarte e do “cajado” (pau de castanho com hastes de veado), e local a partir do qual começou o desfile pelas ruas da Aldeia de Vila Nova.

Terminado o desfile deu-se início à cerimónia de entronização dos Confrades Fundadores e do Presidente da Mesa da Assembleia pelas Confrarias Madrinhas (Confraria do Vinho de Lamas e Confraria da Castanha), iniciando com o juramento conjunto, seguido do compromisso individual, colocação de insígnia e atribuição de diploma e finalmente imposição do cajado.

De seguida os Elementos já entronizados procederam de igual modo perante os novos/as Confrades/Confreiras a admitir oficialmente à Confraria.

Uma vez finalizada a cerimónia de entronização seguiram-se as intervenções oficiais, designadamente, do representante da Confraria da Castanha (Sernancelhe) – Dr. Alberto Correia, da Confraria do Vinho de Lamas (Lamas- Miranda do Corvo) – Sr. António Rodrigues, do Cervus-Mor da Confraria dos Ungulados, Javali e Castanha (Presidente da Assembleia Geral – Pedro Rodrigues), do Brama-Mor da Confraria dos Ungulados, Javali e Castanha (Presidente da Direção – José Alexandre Paiva), da Dra. Olga Cavaleiro (Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas) e do Doutor Miguel Baptista (Presidente do Município de Miranda do Corvo).

No momento seguinte foi feita a tradicional “fotografia de família”, findo o qual se seguiu a deslocação para o pavilhão da Juventude em Vila Flor, onde foram servidas diversas iguarias, nomeadamente, sopa à ungulado, ensopado de javali, veado a bramar com legumes e castanhas e pudim de castanha.

Houve ainda lugar a troca de lembranças entre as Confrarias presentes e a Confraria anfitriã e um agradecimento especial ao Chef Hélder Caetano (mentor e executante da ementa).

Finalmente foram feitas as despedidas e lançado o convite para uma visita conjunta à Feira de Caça e do Mel 2018.

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top