Grupo de amigos de Miranda do Corvo confraternizam, desta vez em Alge, freguesia de Campelo

Mantendo a tradição, um grupo de amigos de Miranda do Corvo como habitualmente, repetem a tradicional confraternização desta vez na povoação de Alge, freguesia de Campelo, concelho de Figueiró dos Vinhos, com organização da responsabilidade do nosso amigo Fausto Lourenço, proprietário do Restaurante “O Parreirinha”, de Miranda do Corvo. Um dia de muito boa amizade e camaradagem, como tem vindo a ser hábito na povoação do Singral, freguesia de Campelo, concelho de Figueiró dos Vinhos, geograficamente localizada no interior de uma das maiores manchas florestais do país, numa Altitude 673 mts., que tem “São Tiago” como seu Santo Padroeiro, cujos festejos se celebram no último fim-de-semana de Julho.

Nos anos anteriores, o seu habitual programa, tinha como primeira paragem deste grupo de amigos na Praia Fluvial de Alge, cedência da comissão de melhoramentos de Alge, sendo-lhes facultadas todas as dependências de apoio, entre estas a cozinha para confecção do almoço sob responsabilidade da D. Palmira, coadjuvada pelo marido Fausto Lourenço. A comitiva em circulação aproveita para durante a confecção, disputar o seu primeiro torneio de “chinquilho ou uma partida de cartas (sueca), para no final da refeição prosseguirem até ao Singral. Aqui, pela tarde, era dada continuidade ao convívio acompanhado dos mais variados petiscos entre estes os grelhados de carne fornecida pelo “Talho do Ramiro” de Miranda do Corvo, repetindo-se os tradicionais jogos de “chinquilho e sueca” reforçado com animação ao vivo com destaque para as concertinas acompanhadas dos tradicionais cantares de improviso até chegada da noite para o seu regresso ás origens.

Este ano estava marcado este encontro para o dia 31 de Março, por motivos alheios à organização alterada a sua data para o dia 7 de Abril, devido às condições climatéricas que se faziam sentir neste dia, não sendo possível atingir a povoação do Singral, este grupo de amigos concentrou a sua confraternização por Alge, utilizando por cedência da direcção da associação recreativa “O Penico”, presidida agora por Paulo Lourenço, as suas instalações dotadas de um belíssimo salão de festas e cozinha para a confecção de refeições sempre que necessário.

O almoço composto por uma muito belíssima e apetitosa “sopa de pedra” como nos anos anteriores confeccionada pela D. Palmira, esposa de Fausto Lourenço, acompanhada de um bom vinho da região do Rabaçal, fornecido pelo proprietário do Restaurante “O Parreirinha” promotor da organização que contou para além dos amigos de Miranda do Corvo, com outros tradicionais amigos enchendo completamente o salão de festas numa animadíssima cavaqueira e alegria, prosseguindo pela tarde com seguimento dos habituais pestilos e grelhados agora, apoiados pelo Armindo Varandas e “Tórito” Vitor Santos. Este último foi-se repartindo pelos grelhados e toque de bombo, complemento da animação a decorrer da responsabilidade dos conhecidos Augusto e Tó Braga como já referido, acompanhado do bombo pelo também atrás referido “Tórito” Vitor Santos, alternado por Fausto Lourenço.

Terminada pela entrada de noite dando o regresso de todos os participantes às suas origens, faz-se votos para nova organização no próximo ano.

Comments are closed.

Scroll To Top