Grupo de Ação Local – PinhaisdoZêzere

28GAL2

Decorreu no dia 16 de Julho, no Centro de Interpretação Turística de Pedrógão Grande, a assinatura do protocolo para a constituição do  Grupo de Ação LocalPinhaisdoZêzere, que reúne 25 instituições dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra e Pedrógão Grande, desde Associações Empresariais e Sectoriais, uma Instituição de Crédito (CCA da Zona do Pinhal), Misericórdias dos quatro municípios e outras IPSS, Comissões de Melhoramentos, cooperativas, uma escola profissional (ETPZP representada pela Petroensino), e os quatro municípios que constituem a Pinhais do Zêzere.

28gal

Na cerimónia compareceram representantes de todos os parceiros que constituem o GAL, com os municípios de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande a fazerem-se representar pelos respectivos presidentes, e Figueiró dos Vinhos e Pampilhosa pelos vice-presidentes.

Antecedendo a assinatura do documento, para a qual os representantes das diversas instituições teriam de estar munidos dos respectivos carimbos, Valdemar Alves deu as boas vindas aos parceiros, aproveitando para alertar que, atendendo à realidade dos gestores do programa Portugal 2020, aceder aos seus fundos não vai ser fácil. Horácio Gomes da Silva, da Pinhais do Zêzere, e Cátia Furtado, que coordenou a constituição deste GAL apresentaram o projecto.

Quanto à estrutura interna, o GAL vai ter uma Assembleia-Geral de Parceiros, constituída pelos representantes dos 25 parceiros, cuja primeira reunião estava a decorrer no momento, e que é o órgão consultivo do GAL., um Órgão de Gestão, autónomo e com funções executivas e Observatório de Estratégias, composto por 5 elementos, com um presidente, um tesoureiro e três vogais, sendo que obrigatoriamente três destes cinco elementos têm que ser provenientes do sector privado, e uma Equipa Técnica com funções de coordenação nas áreas de análise financeira, análise e acompanhamento de projectos e animação do território, cujos técnicos serão afectos às duas CIM que integram o território, Regiões de Leiria e Coimbra, contando igualmente com a colaboração da Universidade de Aveiro.

O GALPinhaisdoZêzere tem como objecto a definição e implementação de uma estratégia de desenvolvimento própria designada por Estratégia de Desenvolvimento Local, designada por EDL, delineada no âmbito do PDR Continente e da abordagem LEADER para o desenvolvimento local, realizada pelo Grupo de Acção Local, cujos parceiros atravessam as diversas áreas socioeconómicos locais, tendo como Área de Intervenção, um Território de 764 Km2, que abrange a totalidade das freguesias rurais dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande integrados na NUTS III Região de Leiria e o concelho da Pampilhosa da Serra integrado na NUTS III Região de Coimbra, devendo garantir, para além dos princípios da consistência, eficácia, profissionalização, simplificação e proporcionalidade, a complementaridade com os restantes fundos comunitários e a coerência com o PDR 2020, com o Programa Operacional Regional e com as Estratégias Integradas de Desenvolvimento Territorial (EIDT) das NUTS III de Coimbra e de Leiria.

António B. Carreira

 

 

 

 

Comments are closed.

Scroll To Top