A Desportiva tem as contas complicadas para conseguir a tão almejada subida à Divisão de Honra, agora chamada de Campeonato Distrital LIZSPORT.
Depois de um empate caseiro com a Boavista de Leiria, onde a equipa deixou boa impressão apesar do empate, seguiu-se uma vitória em Carnide, com a Desportiva a fazer 4 pontos e a aproximar-se da liderança da prova. Depois vieram duas derrotas de novo em casa, primeiro frente aos Vidreiros e depois com Alvaiázere, ambas por 0-1, que atiraram o clube de Figueiró dos Vinhos para a penúltima posição, a cinco pontos da liderança, repartida à 4ª jornada entre Vidreiros e Alqueidão da Serra.
Desportiva 1 – Boavista 1
Tarde de domingo dia 26 de Março, chuvosa e fria no Estádio Municipal Afonso Lacerda para receber a partida entre as equipas de seniores da Desportiva e do Boavista, a contar para a 1ª jornada da fase final de apuramento de campeão do Campeonato Distrital de Leiria da 1ª Divisão.
A equipa da Desportiva, 2ª classificada da Zona Norte na primeira fase do Campeonato, ia defrontar a equipa vencedora da Zona Sul. Ambas vinham de vitórias na última jornada das respectivas séries: a Desportiva na Ranha por 0-2 e Boavista em casa frente aos Unidos por 3-2.
Arbitragem de Fábio Santos, auxiliado por Ricardo Morgado e Gonçalo Gomes.
Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos: Didi (GR), Ferreira (Fredy aos 53 min.), Tó Alexandre, Luís Pedro, Quineta, Matine (Cap.), César Palheira, Pilas, Mobarq (Beto aos 65 minutos), Russo (Jeta aos 60 min.) e Rafa. Suplentes: Micka (GR), Cristofe e Pelé. Treinador: Toni.
Grupo Desportivo e Recreativo de Boavista: Petrov (GR), Márcio, Cafona (Paulo Renato aos 92 min.), Roberto, Ricardo, Oliveira, Pedro Costa (Necas aos 90 min.), Miguel Silva, Paulo Ferreira (Reis aos 62 min.), Lukas e Simão. Suplentes: China (GR), Gonçalo, Lopes e Lisboa. Treinador: Paulo Santos.
Começou muito bem a Desportiva que logo aos 9 minutos de jogo abriu o marcador numa jogada conduzida por Pilas no lado direito do ataque. Passe para dentro da área do Boavista, Russo simulou a disputa da bola mas deixou passar para Rafa que rematou forte e sem hipótese para Petrov, fazendo o 1-0. À passagem do minuto 29 o Boavista chegou ao empate por intermédio de Pedro Costa que quase na linha de fundo e junto ao poste direito de Didi, rematou à baliza traindo o guarda-redes da Desportiva, fazendo a bola passar entre o poste e o guardião da equipa da casa.
No segundo tempo a Desportiva dominou territorialmente e na construção ofensiva, mas sem conseguir criar situações de grande perigo, deixando no entanto a sensação de que em qualquer altura poderia chegar à vitória. O Boavista jogou mais na expectativa do erro do adversário, mas aos 78 minutos Miguel Silva disparou “do meio da rua” um remate à baliza de Didi, com a bola a bater na trave e a descer para muito perto da linha de golo.
António B. Carreira