Jogo disputado no Estádio Municipal Afonso Lacerda, em Figueiró dos Vinhos, na tarde cinzenta de sábado, dia 29 de Abril, a contar para a 20ª jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão de Leiria, entre as equipas de juniores da Desportiva e Ansião.
À partida para este jogo a Desportiva ocupava o segundo lugar na tabela classificativa, com 40 pontos em 18 jogos, lugar que assegurou desde logo neste dia, beneficiando da derrota caseira do Sport frente a Chão de Couce. O regulamento prevê que se houver necessidade de preencher alguma vaga na divisão de honra ascenderá o melhor segundo das duas séries, que com alguma probabilidade será a Desportiva. No entanto não é ainda possível prever se em função dos resultados nos campeonatos nacionais existirá alguma vaga. Em sentido inverso, Ansião que ocupava o 6º lugar com 31 pontos mas menos um jogo, com o resultado deste dia viu-se definitivamente arredado da luta pelo segundo lugar.
Arbitragem de Diogo Oliveira, assistido por Rodrigo Luís e Tomás Nunes.
Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos: Patrick (GR), Zé Pedro, Rafael Carvalho (Daniel Lopes aos 45 min.), Fernando Alves, Bruno Pires (Manuel Paiva aos 92 min.), João Daniel (Cap.), Diogo Dias, Quintas (Edgar aos 45 min.), Hugo Dias, Pedro Gomes e Carlos Martins. Suplente: Simão Silva. Treinador: Fernando Silva.
Clube de Caçadores de Ansião: Rafael (GR), Luís Tomás (Ricardo Rodrigues aos 84 min.), Simão, Nelson (Cap.), Francisco, Mário, Alexandre Silva, Diogo Ramalho, Ricardo Sousa (Bernardo aos 72 min.), Almeida e Bruno. Suplente: Ricardo Marques. Treinador: Mário Gomes.
Jogo intenso e equilibrado no primeiro tempo, onde apesar de não ter havido ocasiões flagrantes de golo, registaram-se vários lances e jogadas de perigo em ambas as balizas.
No segundo tempo, aos 52 minutos a equipa visitante chegou ao golo em lance de contra ataque, por intermédio do capitão Nelson. A reacção da Desportiva veio por Pedro Gomes à passagem do minuto 71, que dentro da área correspondeu da melhor maneira a um passe de Bruno Pires. Pedro Gomes esteve também na “reviravolta” da Desportiva, ganhando em velocidade uma bola que parecia ir perder-se pela linha lateral. O avançado da Desportiva conduziu a bola até à linha de fundo e cruzou para a área, onde Edgar de cabeça fez o 2-1 final.
António B. Carreira