Tarde cinzenta de sábado dia 25 de Março, no Estádio Municipal Afonso Lacerda em Figueiró dos Vinhos, no para acolher o jogo entre as equipas de juniores da Desportiva e da Moita do Boi, em partida a contar para a 16ª jornada do Campeonato Distrital de Leiria da 1ª Divisão.
À partida para este jogo a Desportiva ocupava o 2º lugar da classificação geral, com 31 pontos em 14 jogos, e vinha de uma série de resultados positivos desde a 5ª jornada (10 vitórias, incluindo uma ao líder Pelariga e 1 empate) disputada no dia 3 de Dezembro do ano passado, quando perdeu com o actual adversário na Moita do Boi por 2-1. A última vitória da Desportiva tinha acontecido na jornada anterior, no dia 18 de Março, no Avelar por 1-6. A Moita do Boi era 3ª na classificação geral com 27 pontos em 13 jogos, e vinha de uma derrota em casa frente a Ansião por 2-3.
Arbitragem de Bruno Santos, auxiliado por Pedro Pereira e Marco Marques.
Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos: Patrick (GR), Zé Pedro, Rafael, Fernando, Pires, Edgar, Hugo Dias, Daniel Lopes, Pedro, Carlos Martins e Diogo Dias (Cap.). Suplentes: João Costa, Manuel Paiva e Sandro. Treinador: Fernando Silva.
Associação Desportiva de Moita do Boi: Duarte (GR), Gabriel (Tomé Tomás aos 70 min.), Ericson, Gonçalo, Guilherme (Micael aos 45 min.), Lucas, Coelho (Miguel Parracho aos 90 min.), Barca, Dany Fernandes, Dani Santos e Dinis (Sintra aos 45 min.). Suplentes: Daniel e Carlos Guilherme. Treinador: Paulo Borges.
Jogo muito equilibrado no primeiro tempo entre duas equipas muito equiparadas também em termos de colectivo, que se estudaram mutuamente. Aos 35 e 39 minutos os guarda-redes brilharam nas suas balizas correspondendo com boas defesas a remates adversários: primeiro foi Duarte e depois Patrick a defender um livre directo marcado por Dany Fernandes. Até que aos 45 minutos Daniel Lopes, na sequência de um livre marcado do lado esquerdo do ataque conseguiu rematar com êxito para abrir o marcador para a Desportiva.
No segundo tempo o minuto 67 foi fatal para a Desportiva. Daniel Lopes, o autor do golo, comete falta à entrada da área (mão na bola) e vê o segundo amarelo na partida e ordem de expulsão. Para complicar mais ainda, Barca chamado a converter o livre, executa na perfeição não dando hipótese a Patrick, fazendo o golo do empate para a equipa visitante. Com mais um em campo a equipa de Moita do Boi partiu à conquista da vitória que viria a conseguir em cima do minuto 90 de novo com um golo de Barca. Os três minutos de desconto concedidos por Bruno Santos não foram suficientes para a Desportiva conseguir reverter o resultado. A equipa da casa queixou-se de três grandes penalidades não assinaladas pelo árbitro da partida que, bem posicionado nos três lances, não vislumbrou qualquer falta.
António B. Carreira